União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Projeto da Uisa apoia atendimento à saúde bucal no território Umutina
Publicado em 02/01/2024 às 14h35
Foto Notícia
Projeto da biorrefinaria beneficia aproximadamente 500 pessoas.

Uma parceria entre a biorrefinaria Uisa com a Prado Seguros e Unimed Odonto viabilizou a doação de equipamentos odontológicos para atendimento à população indígena do território Umutina, em Barra do Bugres (MT). Por meio do Programa de Valorização dos Povos Tradicionais desenvolvido pela companhia, foi possível atender à solicitação do Conselho Local de Saúde Umutina e Associação Indígena Hokemaná para equipar o consultório localizado na aldeia central do Umutina, com um novo compressor de ar para funcionamento da cadeira odontológica, além de uma autoclave, que serve para esterilizar instrumentos e outros materiais utilizados nos procedimentos.

"O programa visa implementar projetos sustentáveis de geração de renda, porém recebemos essa solicitação e percebemos a necessidade de contribuir para que essas famílias tenham acesso a diversos tratamentos e procedimentos preventivos à saúde bucal de forma rápida e sem a necessidade de deslocamento para a cidade", explicou o coordenador de Sustentabilidade da Uisa, Luiz Carlos Machado Filho.

O consultório atende famílias de 16 aldeias. Com o investimento, a unidade deve realizar 80 atendimentos mensais. Entre eles, tratamentos preventivos, limpeza, aplicação de flúor e restaurações. Presente na entrega dos equipamentos, a diretora executiva da Prado Seguros e consultora de seguros da Unimed Odonto, Lenice Prado, acredita no poder transformador da iniciativa. "Para nós, que trabalhamos na área de saúde, poder contribuir e participar de um momento como esse é extremamente gratificante", comentou.

Por sua vez, a diretora-presidente da Associação Indígena Hokemaná, Maria Alice Cupudunepá, ratificou a importância dos equipamentos para os 500 moradores do povo Balatiponé, que vivem no território indígena.  "As pessoas tinham que se deslocar para a cidade para receber o atendimento. Agora, com os equipamentos, os tratamentos serão realizados na aldeia" , celebrou.
Fonte: uisa
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.