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Diversas

Toyota aposta tudo em híbridos nos EUA enquanto riscos de Trump pairam sobre EVs
Montadora japonesa lançará opções híbridas para todos os principais modelos até 2030
Publicado em 22/07/2024 às 14h32
Foto Notícia
A Toyota detém uma participação de quase 60% no mercado de híbridos norte-americano, incluindo a marca de luxo Lexus.
(Foto de Azusa Kawakami)
A Toyota Motor disponibilizará todos os principais modelos nos EUA como híbridos até 2030, dobrando sua força no setor de veículos, à medida que a incerteza paira sobre o mercado de elétricos.

Em um evento de test-drive na quinta-feira na sede norte-americana da Toyota -- o primeiro em anos -- metade dos 26 modelos apresentados eram híbridos. Apenas dois eram veículos elétricos.

O plano é oferecer opções híbridas para todos os principais modelos até 2030, disse Kevin Butt, diretor regional de sustentabilidade ambiental da Toyota Motor North America.

Muitos dos principais modelos da Toyota já estão disponíveis como híbridos. O popular sedã Camry se tornou híbrido somente quando foi atualizado nesta primavera. O utilitário esportivo Crown Signia, lançado este ano, será vendido exclusivamente como híbrido.

A Toyota vendeu mais de 50.000 dos novos Camrys até agora neste ano, o quádruplo do total de 2023. Suas vendas gerais de híbridos nos EUA saltaram 66% no ano no semestre de janeiro a junho para 410.000 veículos. Os híbridos foram responsáveis ??por 33% de suas vendas de veículos na América do Norte no período de janeiro a maio, um aumento de 6 pontos percentuais em relação a 2023.

A Toyota e sua marca de luxo Lexus detêm uma participação de quase 60% no mercado de híbridos dos EUA. A montadora japonesa planeja expandir ainda mais sua vantagem no campo, já que o crescimento nas vendas de EVs desacelera nos EUA
Desde 2023, a inflação e as altas taxas de juros têm dissuadido possíveis compradores de EVs relativamente caros. A demanda dos primeiros adaptadores também diminuiu.

Híbridos, que são mais econômicos em combustível do que veículos movidos a gasolina, se tornaram mais populares. Esses veículos são cerca de 20% mais baratos do que EVs em média, e não são limitados da mesma forma em alcance de direção. Híbridos foram responsáveis ??por 9% das vendas de automóveis novos nos EUA em janeiro, em comparação com 7% para EVs, de acordo com a Cox Automotive.

As vendas de híbridos continuarão superando as vendas de veículos elétricos nos EUA por algum tempo, previu Mike Ramsey, da Gartner.

Em resposta a essa mudança, o governo dos EUA reduziu em março sua meta de que 67% das vendas de veículos novos fossem elétricos até 2032. Agora, a meta é que os veículos elétricos representem pelo menos 35%, e os híbridos, que não estavam incluídos na meta original, representem pelo menos 13%.

O aceno de Washington para híbridos como uma alternativa verde fornece ventos favoráveis ??para o impulso da Toyota. A montadora gera 40% das vendas norte-americanas de veículos eletrificados, incluindo EVs e híbridos. Os híbridos são considerados essenciais para atingir sua meta de aumentar esse número para cerca de 80% até 2030.

A fatia da Toyota no mercado norte-americano de carros de passeio foi de 15% no período de janeiro a junho, ficando atrás apenas da General Motors, com 16%. Ford Motor, Hyundai Motor e Honda Motor completam os cinco primeiros.

Após a mudança de política do governo dos EUA, a GM e a Ford — que estavam focadas somente em veículos elétricos — mudaram para se concentrar também em híbridos e plug-ins. A GM não tem nenhum dos dois tipos em sua linha atual, no entanto, e as vendas de híbridos da Ford são apenas um quinto das da Toyota.

O maior concorrente da Toyota é a Honda, mas a fatia desse compatriota no mercado de híbridos é de apenas 20%. "Não temos escala para produzir veículos dedicados exclusivamente híbridos como a Toyota", disse um executivo da Honda.

A participação dominante de mercado da Toyota é um reflexo de sua história nos últimos 20 anos. O Prius de primeira geração — o híbrido inicial produzido em massa — foi lançado em 1997, com vendas começando na América do Norte em 2000. Ser o primeiro a comercializar permitiu que ele se tornasse sinônimo de híbridos nos EUA

Os híbridos se tornaram uma importante fonte de lucro desde então. Após um longo período de desenvolvimento tecnológico, um executivo da Toyota disse que todos os sistemas e operações relacionados reduziram os custos a ponto de quanto mais híbridos ela produz, mais lucro ela ganha.

Alguns SUVs híbridos vendidos na América do Norte têm um lucro por veículo 10% maior do que os modelos movidos a gasolina.

O mercado norte-americano está se tornando cada vez mais importante para a Toyota. No Japão, uma série de escândalos de fraude de garantia de qualidade em empresas do grupo levou a uma suspensão prolongada da produção de veículos emblemáticos. Seus negócios na China desaceleraram em meio à intensificação da competição de EV, enquanto no Sudeste Asiático, as montadoras chinesas começaram uma ofensiva de exportação.

As vendas de veículos das marcas Toyota e Lexus nos EUA totalizaram cerca de 2,7 milhões de unidades no ano encerrado em março, respondendo por pouco menos de 30% de todos os veículos. O lucro operacional da empresa no país como uma porcentagem do seu todo, incluindo exportações, é estimado em 30% a 50%.

A Toyota também está fazendo incursões em EVs, onde ficou atrás de players importantes como a Tesla. Mas como a montadora equilibrará suas operações híbridas e EV provavelmente dependerá do resultado da eleição presidencial dos EUA em novembro.

O ex-presidente dos EUA e candidato republicano Donald Trump entrou em choque com o estado da Califórnia sobre EVs durante seu mandato e atualmente se opõe aos esforços do governo Biden para promover EVs. A plataforma do Partido Republicano inclui um chamado para "cancelar o mandato de veículos elétricos e cortar regulamentações custosas e onerosas".

Muitos esperam que Trump mantenha sua postura anti-EV caso vença em novembro. Mas ele recentemente se aproximou de Elon Musk, e alguns veem o CEO da Tesla suavizando a atitude de Trump.

Musk e Trump se encontraram em março e dizem que continuam em contato regular. Musk expressou apoio a Trump após a tentativa de assassinato em 13 de julho. Ele também planeja comprometer cerca de US$ 45 milhões por mês para uma organização pró-Trump, de acordo com relatórios de segunda-feira.

A agenda econômica de Trump pode impactar a Toyota além dos EVs. A Toyota historicamente doou para candidatos republicanos. Mas a montadora atraiu a ira de Trump em 2017 sobre os planos de construir uma nova fábrica no México para exportar veículos para os EUA, e eventualmente reduziu seu investimento.

A Toyota agora importa veículos híbridos e peças vendidas nos EUA "Se Trump vencer e impor altas tarifas, as cadeias de suprimentos dos EUA poderão mudar drasticamente", disse um executivo da Toyota.
AZUSA KAWAKAMI e TAKAYUKI YAO
Fonte: Nikkei Asia
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