União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Açúcar

Produção de açúcar no Centro-Sul deve ficar em 40 milhões de toneladas
Publicado em 25/07/2024 às 09h01
Foto Notícia
 A produção de açúcar no Centro-Sul do Brasil deverá totalizar 40,5 milhões de toneladas na temporada 2024/25, redução de aproximadamente 2 milhões de toneladas em relação à estimativa anterior, divulgada em maio.

“Essa queda na produção do adoçante ocorre devido ao ajuste aplicado na qualidade da matéria-prima e à redução do mix açucareiro. Em comparação com a produção realizada no ciclo 2023/24, observa-se uma retração de 4,4%”, disse a StoneX, em boletim.

Etanol

Em relação ao etanol, devido ao aumento da demanda por hidratado, a destilação de etanol de cana é estimada em 24,5 milhões de m³ (-10,4%). Especificamente, a produção de etanol hidratado é estimada em 15,4 milhões de m³, retração anual de 6,9%, enquanto 9,1 milhões de m³ de anidro devem ser ofertados pelas usinas do Centro-Sul (-15,7%). Com isso, foi estimada uma redução no mix de anidro de 40% para 38%.

A consultoria não alterou as projeções para a moagem de cana em relação ao seu último relatório, ficando em 602,3 milhões de toneladas, ou 8% a menos que o processamento da temporada 2023/24.

Mercado internacional

A StoneX também revisou para baixo as expectativas para o saldo global de açúcar em 2024/25 (out-set), para 1,2 milhão de toneladas, na comparação com a previsão de 2,51 milhões projetadas em maio.

“O grande motivador é o Centro-Sul, cujo mix e ATR registram valores significativamente abaixo do que o aguardado antes do início da colheita 2024/25 (abr-mar), retirando ainda mais açúcar do mercado a partir de outubro”, disse a consultoria.

Com o cenário superavitário, os estoques finais devem subir para 79,7 milhões de toneladas (+1,5%), fazendo com que a relação estoque/uso suba para 41% (+0,2 ponto percentual).

Apesar de projeções negativas para o Centro-Sul o Brasil, a StoneX diz que o o clima na entressafra em importantes regiões produtoras, como o caso de China, Tailândia e União Europeia confirmam o otimismo inicial com o balanço de açúcar na próxima temporada.
Paulo Santos
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas