União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Com aposta em híbridos, Lamborghini tem vendas recordes no primeiro semestre
Fabricante italiana de carros de luxo entregou 5.558 veículos até o final de junho, gerando uma receita de 1,6 bilhão de euros; resultado desafia a queda na indústria automotiva global
Publicado em 29/07/2024 às 14h53
Foto Notícia
Com aposta em híbridos, Lamborghini tem vendas recordes no primeiro semestre |Modelo híbrido do Lamborghini Sian, em foto de 2019: a Lamborghini tem apostado em modelos híbridos
(Bloomberg/Krisztian Bocsi)
A Automobili Lamborghini divulgou resultados financeiros recordes para os primeiros seis meses de 2024, período no qual grande parte do restante da indústria automobilística enfrentou queda nas vendas, expectativas reduzidas e queda no valor das ações.

A fabricanteitaliana de supercarros entregou 5.558 veículos até o final de junho, gerando uma receita de 1,6 bilhão de euros (US$ 1,762 bilhão) — um aumento de 14,1% em relação ao mesmo período de 2023 - e se recuperando de uma leve queda nos Estados Unidos no primeiro trimestre deste ano.

O lucro operacional atingiu um recorde de 458 milhões de euros em comparação com o primeiro semestre de 2023.

Em entrevista à Bloomberg em 18 de julho para comentar o balanço, o CEO Stephan Winkelmann creditou o bom desempenho das carteiras de pedidos e as vendas saudáveis em todo o mundo à uma abordagem “equilibrada” em relação ao mercado de veículos elétricos.

Em vez de avançar a toda velocidade para os veículos elétricos, a Lamborghini tem apostado em modelos híbridos, unindo a menor emissão de poluentes proporcionada pela tecnologia híbrida com o desempenho e a emoção dos motores de combustão interna.

“É algo que ajuda a manter a emoção de dirigir o carro e, ao mesmo tempo, dá um impulso quando o senhor precisa desenvolver potência em baixas rotações”, disse ele.

Até agora, a estratégia permitiu que a Lamborghini evitasse ter de retroceder em seus planos de veículos elétricos, como a General Motors e a Mercedes-Benz.

A empresa gerou uma forte receita e lucro operacional com base em apenas três modelos: o utilitário esportivo Urus, o supercarro Huracán e o híbrido Revuelto.

Os Estados Unidos continuam sendo o principal mercado para a Lamborghinis, com 1.621 veículos entregues até o momento este ano, seguidos pela Alemanha (595); Reino Unido (514); Japão (354); China continental, Hong Kong e Macau (337); e Itália (268).

As carteiras de pedidos dos três modelos da empresa continuam cheias. O tempo de espera de um Revuelto é projetado em mais de dois anos, disse Winkelmann.

Já o tempo de espera para o Urus SE, uma versão híbrida do SUV mais vendido que a Lamborghini apresentou em abril na Exposição Automotiva Internacional de Pequim, é estimado em um ano.

Em 23 de julho, a empresa apresentou o Urus SE à Coreia do Sul, “um mercado em crescimento que é muito importante para nós”, disse Winkelmann durante uma entrevista televisionada em Seul para promover o veículo. O país foi o sétimo maior mercado da montadora no ano passado, com um total de 434 veículos comercializados - uma quantidade recorde de Lamborghinis vendidos lá.

Os resultados otimistas da Lamborghini vieram depois que o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, disse à Bloomberg Television, em 25 de julho, que “a indústria automobilística está em turbulência”. A Renault, a Ford Motor, a Nissan Motor, a Tesla e a Stellantis divulgaram lucros sem brilho.

A Porsche cortou o guidance para o ano após a ação sofrer a maior queda intradiária desde sua oferta pública inicial de setembro de 2022; a empresa controladora Volkswagen divulgará os resultados trimestrais em 1º de agosto.

Em agosto, a Lamborghini anunciará o sucessor híbrido V-8 do Huracán durante a Monterey Car Week em Carmel, na Califórnia, marcando a conclusão do processo de hibridização em toda a linha da marca.

Embora a empresa tenha brincado com a ideia de se tornar elétrica, até mesmo desenvolvendo um conceito de EV, o lançamento de um Lamborghini totalmente elétrico permanece em um futuro distante, disse Winkelmann: “O híbrido é realmente algo que vai permanecer pelo maior tempo possível do nosso ponto de vista.”
Hannah Elliott
Fonte: Bloomberg Línea
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas