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Diversas

China e União Europeia: Biodiesel é novo ponto de tensão
Bloco europeu avança em medidas protecionistas contra a potência asiática ao impor tarifas antidumping provisórias sobre o combustível chinês
Publicado em 21/08/2024 às 14h11
Foto Notícia
Depois de carros elétricos, UE anuncia medidas protecionistas contra o biodiesel chinês
Créditos: VCG
A União Europeia (UE) continua a adotar ações protecionistas contra produtos chineses. O mais recente produto da China visado pelo bloco é o biodiesel, que passará a ter tarifas antidumping provisórias de entre 12,8% e 36,4% a partir da próxima sexta-feira (24).

As exportações de biodiesel da China para a UE caíram acentuadamente desde meados de 2023, com o volume no primeiro semestre de 2024 despencando 51% em meio às ações protecionistas da UE, que é um dos maiores destinos para as exportações de biodiesel chinês, representando 90% do volume total de exportações em 2023, relatou a Reuters.

A mais recente medida, de acordo com analistas chineses ouvidos pelo jornal Global Times, vai escalar ainda mais as tensões entre a China e a UE, que já estão sensíveis em razão da disputa sobre as tarifas adicionais do bloco europeu contra veículos elétricos (VEs) chineses.

O governo chinês tem criticado repetidamente as ações da UE e promete tomar todas as medidas necessárias para salvaguardar os direitos e interesses legítimos das empresas chinesas.

Como parte dos esforços da China para proteger seus direitos e interesses, o Ministério do Comércio anunciou no início deste mês que iniciou procedimentos de resolução de disputas contra as medidas anti-subsídios provisórias da UE contra VEs chineses na Organização Mundial do Comércio (OMC).

As ações protecionistas da UE contra produtos e empresas chineses já causaram danos ao comércio nas indústrias relevantes. No primeiro semestre de 2024, as exportações chinesas de VEs para a UE caíram 15% em relação ao ano anterior para 221 mil unidades, segundo dados oficiais chineses.

Apenas em junho, as exportações de VEs caíram abaixo do nível de 30 mil unidades, uma queda de 31% em relação ao ano anterior e a mais baixa do ano, mostraram os dados.

Já os grupos industriais chineses alertam sobre graves consequências para a cooperação econômica e comercial bilateral, bem como para o plano da UE de transição para o desenvolvimento verde.

As ações protecionistas da UE não protegerão as empresas do bloco da concorrência normal do mercado, mas, em vez disso, prejudicarão a competitividade das indústrias da UE e desacelerarão a transição do bloco para o desenvolvimento verde, observaram os especialistas.

O pesquisador do Instituto de Estudos Europeus da Academia Chinesa de Ciências Sociais, Zhao Junjie, disse ao Global Times que as últimas ações da UE contra o biodiesel chinês são apenas mais um exemplo do crescente protecionismo do bloco.

"O melhor caminho é a cooperação, no entanto, o ambiente político atual na UE tornou-se introspectivo. As ações protecionistas da UE, incluindo as chamadas investigações antidumping, são muito imprudentes", alertou

Este é apenas o mais recente exemplo do crescente protecionismo da UE contra produtos e empresas chineses. A UE anunciou chamadas tarifas anti-subsídios de até 37,6% contra VEs chineses após o que funcionários e especialistas chineses disseram ser uma investigação discriminatória sobre VEs chineses. A UE também visou o envolvimento de empresas chinesas em alguns projetos nos países membros da UE.

Impacto negativo

Enquanto isso, as tarifas adicionais da UE causaram incerteza significativa dentro do bloco. Segundo os últimos dados, a participação de VEs chineses entre os VEs recém-registrados na UE atingiu 12,4% em junho, comparado com 10,4% um ano antes.
Comentando sobre os dados, a Câmara de Comércio da China para a UE (CCCEU) disse que a mudança provavelmente reflete flutuações criadas pelo plano da UE de impor tarifas adicionais sobre VEs chineses. "Os dados destacam o nervosismo e a incerteza nos mercados europeus causados pelas medidas protecionistas da UE", disse a CCCEU em comunicado.

As ações protecionistas da UE contra VEs e biodiesel chineses podem levar a uma queda nas exportações para a UE a curto prazo, no entanto, os movimentos também terão impactos negativos no desenvolvimento da UE, particularmente em sua transição para o desenvolvimento verde, disseram especialistas.

"As ações protecionistas da UE podem ser direcionadas apenas a certos produtos chineses, mas prejudicarão mais indústrias", disse Zhang Jian, vice-presidente dos Institutos Chineses de Relações Internacionais Contemporâneas, ao Global Times.

"As exportações chinesas de biodiesel estão alinhadas com as políticas energéticas da UE porque os planos da UE para sua transição verde são sobre a redução do consumo de combustíveis fósseis. O biodiesel é benéfico para a transição verde da UE e seus objetivos de redução de emissões de carbono."

Além das tarifas adicionais contra produtos chineses, a UE tem se tornado cada vez mais hostil aos investimentos chineses. Sob sua chamada Regulação de Subsídios Estrangeiros (FSR, da sigla em inglês), Bruxelas lançou chamadas investigações e até mesmo invasões contra empresas chinesas, algumas das quais levaram empresas chinesas a se retirarem de projetos em países membros da UE.

Desde o início deste ano, a UE lançou cinco investigações sob o FSR em empresas chinesas. Em um dos exemplos marcantes, em março, o fabricante chinês de trens CRRC retirou-se de uma licitação pública de 610 milhões de euros para um projeto ferroviário búlgaro, após a UE iniciar uma investigação sobre a proposta sob o quadro do FSR.

As ações da UE criaram grande incerteza para as empresas chinesas que operam na UE e levarão a uma diminuição nos investimentos chineses, mesmo enquanto alguns países membros da UE buscam atrair investimentos chineses, grupos industriais e especialistas chineses advertiram.

Na última sexta-feira (16), a Câmara de Comércio da China para a Importação e Exportação de Máquinas e Produtos Eletrônicos alertou que o apoio dos membros da UE às medidas anti-subsídios visando fabricantes chineses de VEs inevitavelmente levará à perda de investimentos na Europa.
Iara Vidal
Fonte: Revista Fórum
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