União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Cana-de-açúcar

Irrigação tecnificada na Pedra Agroindustrial eleva produtividade e longevidade dos canaviais
Projeto de inserção da irrigação na matriz produtividade das unidades agroindustriais do Grupo será apresentado durante 6º Seminário Brasileiro de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar (IRRIGACANA), que acontece nos dias 28 e 29 de agosto em Ribeirão Preto/SP
Publicado em 22/08/2024 às 14h51
Foto Notícia
Na safra 2023/24, as unidades Pedra, Buriti e Ipê – que juntas compõem o Grupo Pedra Agroindustrial – superaram as metas previstas de moagem e processaram o volume recorde de 14.077.122 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, um crescimento de 32,12% em relação ao ciclo 2022/23.

Esses números refletem o planejamento e os preparativos realizados pela companhia antes mesmo do início da safra, com foco, principalmente, no aumento da produtividade agrícola. Uma das estratégias que se mostrou acertada foi a irrigação tecnificada, que, ao minimizar o estresse hídrico sofrido pela cana-de-açúcar no campo, elevou a produção e a longevidade das áreas.

A irrigação de salvamento atua na fase mais sensível do ciclo de desenvolvimento da cana, a brotação. É realizada com a utilização de motobombas e tubulação móveis para transportar a água captada na superfície de rios e aplicá-la via carretéis, em uma lâmina única após a colheita. Estudos ambientais delimitam a vazão de água passível de captação, que tem o seu monitoramento realizado em tempo real com a ajuda de medidores de vazão.

Já a irrigação deficitária é realizada de forma frequente ao longo de todo o ciclo produtivo da cultura, com objetivo de suprir diariamente parte do déficit hídrico sofrido. A modalidade será integrada à matriz produtiva das unidades em breve.

O projeto será um dos destaques da programação do 6º Seminário Brasileiro de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar (IRRIGACANA), que será realizado pelo GIFC (Grupo de Irrigação e Fertirrigação em Cana-de-Açúcar) nos dias 28 e 29 de agosto, em Ribeirão Preto/SP. Na ocasião, o analista de processos agrícolas pleno no departamento de planejamento técnico agronômico corporativo da companhia, Lucas Farsoni Gallo, apresentará com detalhes as técnicas adotadas.

Serviço

Seminário Brasileiro de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar (IRRIGACANA)
Data:
28 e 29 de agosto de 2024
Local: Multiplan Hall Ribeirão Shopping – Ribeirão Preto/SP
Inscrições abertas: Clique aqui
Mais informações: irrigacana@gifc.com.br ou Clique aqui

Sobre o Irrigacana

Em sua sexta edição, o Seminário Brasileiro de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar (IRRIGACANA), realizado pelo GIFC (Grupo de Irrigação e Fertirrigação em Cana-de-Açúcar), reunirá representantes de unidades bioenergéticas, produtores e produtoras rurais, pesquisadores e integrantes de empresas fornecedoras do setor, para discussão e troca de informações sobre a gestão eficiente do manejo da água e da fertirrigação em canaviais, visando o aumento de produtividade agrícola e longevidade das áreas. Este ano, o seminário será realizado nos dias 28 e 29 de agosto no Multiplan Hall, do Ribeirão Shopping, espaço de eventos localizado em Ribeirão Preto/SP e considerado um dos mais modernos e inovadores do país.
Fonte: CanaOnline
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas