União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Previsão do tempo para novembro: veja como fica o clima neste mês
Mês será marcado por chuva acima da média no Sudeste, no Centro-Oeste e em áreas do Norte
Publicado em 01/11/2024 às 09h35
Foto Notícia
A previsão para o mês de novembro indica chuvas dentro ou acima da média em grande parte dos quatro Estados da região Sudeste, em Goiás, no centro-leste de Mato Grosso, no Acre e no noroeste e sudeste do Amazonas. O Rio Grande do Sul deve ter precipitação dentro do padrão, com algumas áreas acima da média.

Por outro lado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica chuvas próximas ou abaixo da média climatológica para o mês na maior porção da região Nordeste, centro-norte do Pará, Amapá, Roraima, sudoeste de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

O boletim da Rural Clima faz um alerta para áreas do Paraná, sul de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, onde, apesar de não haver tendência para ser um mês seco, as chuvas serão mal distribuídas.

Com a previsão de pouca chuva, o Inmet prevê dificuldades no avanço do plantio da soja durante o mês de novembro no nordeste da região amazônica e em grande parte do Nordeste, principalmente no Matopiba (região que abrange parte dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), além do Pará.

“O grande ponto é na região do Matopiba e no Pará, que devem ganhar ritmo ao longo da segunda quinzena de novembro conforme as chuvas se regularizam”, explica Ludmila Camparoto, agrometeorologista da Rural Clima.

Segundo ela, os produtores dessas regiões “querem plantar o quanto antes” para evitar as chuvas fortes de março que acontecem na época de colheita. Até a metade do mês, espera-se tempo firme, sem chuvas.

Já no Centro-Oeste e no Sudeste, o mês pode ser marcado pela recuperação dos níveis de umidade no solo, com as chuvas estabilizadas em favor do plantio e do desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.

No Sul, a previsão de chuvas próximas à média histórica devem manter os níveis de umidade no solo elevados e beneficiar os cultivos de inverno que se encontram na fase de enchimento de grãos, além do desenvolvimento da safra 2024/25.

“A região central está plantando e vai ganhar ritmo agora com essas chuvas que estão acontecendo e as que estão previstas para o início do mês”, afirma a especialista.

Temperatura

A maior parte do Brasil segue com as temperaturas acima da média, uma tendência global. Há também possibilidade de ocorrência de calor em excesso por alguns dias, principalmente em áreas do norte das regiões Norte e Nordeste, onde, segundo o Inmet, as temperaturas médias podem ultrapassar os 28ºC.

Somente em algumas áreas do leste da região Sudeste e da região Sul, são previstas temperaturas próximas ou pouco abaixo da média, mas de maneira pontual. Isso pode acontecer devido à ocorrência de dias consecutivos de chuva que amenizam a temperatura.

No geral, não se projeta um mês de calor tão excessivo como em 2023 no Centro-Oeste e no Sudeste, justificado pela maior frequência de chuva, aponta a Metsul Meteorologia. Os períodos mais quentes devem ser curtos, com destaque para a faixa central e o Sul na primeira semana e na terceira semana de novembro.
Marcos Fantin
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas