União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Frio intenso e geadas amplas são esperadas no Brasil; saiba quando e onde
Publicado em 21/05/2025 às 15h56
Foto Notícia
O frio mais forte de 2025 no Brasil está próximo de chegar. As temperaturas devem cair drasticamente a partir da próxima quinta-feira, dia 29 de maio, segundo análises da Rural Clima, consultoria agroclimática.

Uma massa de ar polar vai entrar no país e ser responsável pela queda brusca das temperaturas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, mas também deve influenciar em Estados do Sudeste e Centro-Oeste, como Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e até a capital Brasília.

A expectativa é que, dia após dia, os termômetros marquem temperaturas cada vez menores e possivelmente abaixo de zero.

Com isso, Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima, acredita que devam ocorrer geadas amplas na virada do mês. “Áreas de milho safrinha do Paraná, Santa Catarina e sul de Mato Grosso do Sul podem ser afetadas por geadas”, indica o especialista.

Santos também destaca que, além do milho, áreas de feijão, cana-de-açúcar e café estão suscetíveis a possíveis danos decorrentes das geadas.

O agrometeorologista pondera que as análises dos modelos - americano e europeu - são feitas diariamente, então quanto mais perto, melhor a precisão das previsões. Porém, é evidente a chance de frio extremo.

“Os modelos têm indicado a cada dia que o frio será intenso. Isso significa que a probabilidade de ocorrência de uma massa de ar polar mais forte que pode trazer quedas acentuadas nas temperaturas é altíssima”.

Até lá, chuva

Para os próximos dias, são esperadas muitas chuvas no Brasil. Neste momento, três alertas laranja estão ativos, com indicação de “perigo para chuvas intensas”. Dois deles no Nordeste abrangem o Ceará, Pernambuco e Paraíba; e a costa leste da Paraíba, de Pernambuco, de Maceió e de Aracaju.

Por último, o terceiro aviso indica chuva no Vale do Itajaí, a capital Florianópolis, o norte e sul de Santa Catarina e a região serrana; a Região Metropolitana de Curitiba; e o litoral sul de São Paulo.

Os modelos analisados pela Rural Clima também indicam a possibilidade de chuva na região central, em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rondônia. Porém, essas precipitações duram somente até sexta-feira (23/5).

Segundo Santos, a partir de sábado (24/5), uma frente fria vai afetar o Sul e organizar linhas de instabilidade na região. Com isso, não deve chover no Sudeste, nem Centro-Oeste. “Isso vai favorecer as lavouras de segunda safra”, destaca.
Marcos Fantin
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas