União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Brasil terá semana de chuvas intensas e temperaturas elevadas
Bahia será um dos Estados mais atingidos pelas chuvas no início da semana
Publicado em 25/11/2024 às 09h17
Foto Notícia
A última semana de novembro terá a manutenção da chuva concentrada no centro e norte do Brasil. Na segunda-feira (25/11), os temporais mais fortes estão previstos para as regiões Norte e Nordeste, enquanto não há previsão de chuvas significativas no Paraná, onde o ar permanece seco pelos próximos dias.

Segundo a Climatempo, a semana será típica de primavera-verão, com temperaturas em elevação e pancadas de chuva.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta laranja de “perigo para chuvas intensas” com acumulados de 30 a 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, com ventos de até 100 km/h. Além disso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O alerta tem vigência até 10h desta segunda-feira e abrange boa parte da Bahia, Sergipe, Piauí, Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Rondônia. A chuva só deve perder força no Nordeste a partir de quarta-feira (27/11).

O interior do país segue sob pancadas de chuva, como em Goiás até o sul do Amazonas, onde a tendência é que ocorram temporais isolados, raios e ventos fortes. Além disso, o calor segue forte. O ar quente e úmido que vem do Norte do Brasil ainda organiza um corredor de umidade nesses Estados.

No Sudeste, até o meio da semana a previsão é de mais sol e calor, com destaque para um começo de segunda-feira gelado nas capitais da região. Com isso, espera-se uma grande variação térmica, de manhãs frias e tardes quentes.

O amanhecer será gelado em São Paulo, em cidades de serra do sul de Minas Gerais, regiões do Vale do Ribeira, Paraíba e da Mantiqueira e tempo firme com ar seco no centro-norte e oeste de São Paulo. Na capital Rio de Janeiro, as temperaturas sobem e não há previsão de chuva. Por outro lado, pode chover no norte do Estado e regiões de divisa com Espírito Santo e Minas Gerais.

Na região Sul, o avanço de nova frente fria em alto mar na altura do Rio Grande do Sul, aliado à circulação de ventos nos diferentes níveis da atmosfera, vai estimular a umidade sobre áreas da fronteira oeste do Estado no começo da semana. O dia será marcado por sol de manhã e pancadas de chuva no início da tarde. Segundo a Climatempo, existe chance para temporais em Uruguaiana, Bagé e Pelotas.
Marcos Fantin
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas