União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Ministro Fávaro reforça o comprometimento dos produtores brasileiros com sustentabilidade e boas práticas
Evento também destacou a presença feminina na liderança do agronegócio
Publicado em 27/11/2024 às 08h16
Foto Notícia
Oministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou nesta terça-feira (26) da abertura oficial do Forbes Agro100, em São Paulo (SP). O evento reúne anualmente empresas de destaque no agronegócio brasileiro e lideranças do setor para discutir as perspectivas e expectativas para o agro, assim como temas prioritários para o futuro do setor.

Focado na qualidade dos produtos agrícolas brasileiros, o ministro destacou em seu discurso o comprometimento dos produtores com o cumprimento das normas ambientais.

“O Brasil tem responsabilidade com os produtos que produz, e nossos agricultores trabalham com muita dedicação e qualidade. Como resultado, somos líderes mundiais no fornecimento de carne bovina e de diversos outros produtos. Isso é fruto da competência de nossos produtores e da nossa indústria”, ressaltou Fávaro.

O resultado desse empenho dos setores que produzem alimentos no Brasil são as 281 aberturas de mercados agropecuários em 61 destinos desde o início de 2023, os protocolos fitossanitários e sanitários firmados, as exportações recordes e a permanecia da posição de maior fornecedor de alimentos do mundo.

O compromisso com a sustentabilidade, o respeito ao meio ambiente e a inovação tecnológica estão presentes no Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas (PNCPD), que, segundo o ministro, aponta o Brasil para o futuro. “Com foco na recuperação de 40 milhões de hectares de pastagens, nosso programa visa dobrar a produção sem precisar derrubar uma árvore sequer no Cerrado ou na floresta”, afirmou Fávaro.

O PNCPD promove práticas que sequestram carbono e reduzem o desmatamento, incentivando produtores que adotam boas práticas ao oferecer condições de crédito acessíveis, como juros baixos. Essa abordagem demonstra o compromisso do governo em unir desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

Além de reunir representações, o Forbes Agro100 apresenta o desempenho das empresas do setor no ano anterior. Neste ano, o objetivo foi trazer um olhar diferenciado em relação às 100 maiores empresas presentes no agronegócio brasileiro, focando na crescente presença feminina na liderança dessas companhias.

De acordo com os dados apresentados, as mulheres ocupam hoje 29% dos cargos de liderança, um aumento significativo em relação aos 17% registrados em 2015. Entre as 10 principais empresas da lista Forbes Agro100 2024, todas contam com mulheres em posições de destaque, com expectativa de que essa tendência se intensifique no futuro.

“Não há novidade alguma em falar que a presença feminina na agropecuária garante a continuidade de uma produção agrícola cada vez mais sustentável. As mulheres estão transformando o campo. Como exemplo temos, pela primeira vez, a Embrapa sendo liderada por uma mulher, e, em sua diretoria, composta por cinco membros, três são mulheres", afirmou Fávaro.

OUTROS TEMAS

Outro tema abordado pelo ministro Carlos Fávaro durante o evento foi o Plano Safra 2023/2024 lançado pelo governo federal em julho deste ano. Para ele, foi um momento de debate, de ouvir e receber as demandas para que o governo possa entregar melhor as políticas públicas para agropecuária brasileira. “Estamos trabalhando por uma melhor performasse dos nossos programas”, terminou.

O Plano Safra disponibilizou recursos na ordem de R$ 400,59 bilhões para apoiar o setor, oferecendo linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas para os produtores rurais. É um aumento de 10% em comparação ao anterior, tornando-se o maior da história.

Em relação ao episódio envolvendo a empresa Carrefour, o ministro explicou que não há contencioso abalo no diplomático com o governo francês em virtude do últimos ocorridos. "Não há nenhuma divergência diplomática entre o Brasil e França e o Brasil segue sendo esse país que não tem contencioso com ninguém, mas sempre com a altivez buscando seu espaço no mercado internacional”, reafirmou.
 
Fonte: MAPA
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas