União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Alemanha cancela subsídios de 350 milhões de euros para projetos de hidrogênio
Publicado em 16/12/2024 às 14h03
Foto Notícia
A Alemanha abandonou os planos de destinar 350 milhões de euros para projetos de hidrogênio, afastando ainda mais as metas de combustíveis limpos. O financiamento estava disponível através de um programa do Banco Europeu de Hidrogênio que permitia o uso de subsídios nacionais para impulsionar a indústria. No entanto, a Comissão Europeia e a Alemanha não conseguiram chegar a um acordo sobre os termos, o que significa que o dinheiro agora será destinado a outros projetos verdes ou retornará ao orçamento federal.

A UE colocou o hidrogênio verde no centro de sua iniciativa para descarbonizar setores-chave, como a indústria pesada. No entanto, o primeiro processo de licitação do banco de hidrogênio em abril favoreceu países com abundantes recursos renováveis, como Finlândia e Espanha. Berlim obteve permissão para distribuir seus próprios subsídios aos licitantes que perderam, com a UE insistindo em um teto de preço de 1,44 euro por quilograma. Muitas empresas consideraram o valor muito baixo, dado que os altos preços de energia da Alemanha tornam a produção cara.

A maior economia da Europa pretende produzir 10 gigawatts de hidrogênio até o final da década, mas vários estudos mostraram que isso é otimista. O próprio Ministério da Economia recentemente admitiu que "os desenvolvimentos do mercado indicam que parte dessa capacidade só poderia ser comissionada em anos subsequentes."
12/12/2024
Fonte: Folha de S. Paulo
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas