União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Em março faz frio ou calor? Saiba como será o clima no Brasil
Previsão aponta mais chuva no Norte e temperaturas acima da média
Publicado em 20/02/2025 às 08h08
Foto Notícia
Temperatura média prevista para março — Foto: INMET
Manter o ar condicionado ligado ou tirar os casacos do armário? Com duas ondas de calor seguidas e temperaturas acima dos 40ºC em diversas cidades brasileiras, já surge o questionamento: março terá frio ou calor?

O terceiro mês do ano é marcado pela transição de duas estações. O verão, em evidência pela combinação das altas temperaturas com a umidade, termina após 90 dias, dando espaço para a chegada do outono, às 6h02 (de Brasília) do dia 20.

Para 2025, a previsão do tempo indica que o período será quente na maior parte do Brasil, mas com a possibilidade da região Sul, principalmente Rio Grande do Sul e Santa Catarina, apresentar os primeiros episódios de frio, afirma a meteorologista Desirée Brandt, da Nottus.

“Tudo será muito próximo à climatologia, tanto em relação à chuva quanto à temperatura. A precipitação irá reduzir a partir do centro do país, especialmente a partir de abril e, teremos a presença do frio, comum durante o inverno. Não há expectativa de inverno rigoroso, mas o frio estará presente, inclusive, já com as primeiras entradas de ar polar pelo centro e sul”.

Após três ondas de calor em menos de dois meses. O motivo é o retorno das chuvas para as áreas mais centrais do país, condição que ameniza o calor e reduz as temperaturas. Desta forma, a chance de um novo episódio é pequena, garante.

Previsão do tempo para cada região do Brasil

Sul

Março deve apresentar chuva dentro da média no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e temperaturas mais agradáveis em relação às demais regiões, com madrugadas frescas a partir da segunda quinzena.

Sudeste

Assim como registrado em janeiro e também em fevereiro, o terceiro mês de 2025 será chuvoso no Sudeste, principalmente nas duas primeiras semanas. Os termômetros registram temperaturas dentro da média e mais agradáveis no fim do mês.

Centro-oeste

As chuvas devem diminuir ao longo do mês de março, mas o calor, típico da época, persiste em razão da proximidade com a transição para o período seco.

Norte

A previsão do tempo indica muita chuva, especialmente na faixa oeste e norte da região, com predomínio também das altas temperaturas.

Nordeste

A precipitação irá se concentrar nas áreas localizadas na área mais ao norte, como é comum para a época do ano, mas no interior da faixa semiárida o clima seco predomina. As temperaturas seguem elevadas.

Clima e agricultura

Em ação desde janeiro, o fenômeno La Niña deve influenciar o regime de chuva em março. No Sul, a principal característica é a redução dos volumes, enquanto no Norte e parte do Nordeste ocorre o contrário.

“Para a maior parte das áreas produtoras da região central do Brasil, podemos esperar chuvas dentro da média, o que é ótimo, mas um pouco menos no Sul. Esse é o ponto principal”, diz o meteorologista Willians Bini.

Ainda de acordo com ele, a tendência observada nos últimos 16 meses deve se repetir com relação às temperaturas, ou seja, anomalia positiva e calor.

“Quando a gente fala no positivo, estamos nos referindo a um período muito longo de temperatura para fazer uma média. O problema é que, como o planeta está em uma escalada de temperaturas mais altas, sempre vai dar anomalias positivas. Isso mostra que o planeta está passando por mudanças mesmo”, finaliza.

Afirmar que as temperaturas ficarão acima da média em março não é a mesma coisa que dizer que não fará frio, reforça Bini. Até porque, o período marca a transição do calor e da umidade do verão para o outono, estação que antecede o inverno.
 
Por Daniela Walzburiech — Florianópolis
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas