União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Chuvas de monções na Índia chegarão em 31 de maio, impulsionando produção agrícola
Publicado em 16/05/2024 às 08h52
Foto Notícia
A previsão é de que as monções da Índia atinjam a costa de Kerala, no sudoeste do país, em 31 de maio, informou o escritório de meteorologia estatal na quarta-feira, oferecendo alívio aos agricultores após chuvas abaixo da média no ano passado.

A monção, a força vital da economia de 3,5 trilhões de dólares, fornece quase 70% da chuva que a Índia precisa para irrigar as fazendas e recarregar os reservatórios e aquíferos.

Quase metade das terras agrícolas da Índia, sem nenhuma cobertura de irrigação, depende das chuvas anuais de junho a setembro para cultivar várias culturas.

As chuvas de verão geralmente começam a atingir o Estado de Kerala por volta de 1º de junho e se espalham por todo o país em meados de julho, dando início ao plantio de culturas como arroz, milho, algodão, soja e cana-de-açúcar.

É provável que o início das monções em Kerala ocorra em 31 de maio, com uma margem de erro de mais ou menos quatro dias, informou o Departamento Meteorológico da Índia.

No ano passado, as chuvas de monções chegaram à costa de Kerala em 8 de junho, a chegada mais tardia em quatro anos.

Depois de um início fraco, as chuvas de monções em geral ficaram 6% abaixo da média em 2023, a menor desde 2018, já que o padrão climático do El Niño proporcionou o agosto mais seco em mais de um século.

O El Niño é um aquecimento das águas do Pacífico equatorial, normalmente acompanhado por condições mais secas no subcontinente indiano.

À medida que o El Niño dá lugar ao La Niña -- caracterizado por temperaturas excepcionalmente frias no Oceano Pacífico --, o escritório de meteorologia da Índia previu uma precipitação de 106% da média de longo prazo.
Mayank Bhardwaj e Rajendra Jadhav
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas