União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Rússia estuda proibir exportações de gasolina por um mês para estabilizar preços
Atualmente, apenas as principais empresas petrolíferas do país estão autorizadas a exportar gasolina; comerciantes e revendedores autônomos estão proibidos
Publicado em 07/02/2025 às 15h51
Foto Notícia
A Rússia está avaliando a possibilidade de proibir temporariamente a exportação de gasolina por um mês para estabilizar os preços no atacado antes do início da temporada de semeadura, segundo informações divulgadas pela agência estatal de notícias TASS nesta sexta-feira (7).

A medida, que está sendo analisada pelo Serviço Federal Antimonopólio da Rússia, seria aplicada às grandes empresas petrolíferas do país. O vice-chefe do serviço, Vitaly Korolyov, afirmou que a proibição é apenas uma das opções em estudo para conter a volatilidade dos preços.

Atualmente, as principais petrolíferas russas têm autorização para exportar gasolina, enquanto comerciantes e revendedores estão proibidos de fazê-lo, conforme uma restrição implementada originalmente em março de 2024.

Korolyov explicou que os preços da gasolina no atacado estavam em recuperação, após um longo período de queda, o que ele classificou como um ajuste do mercado. No entanto, destacou que o aumento nos preços de varejo não ultrapassou a taxa geral de inflação.

Além da possível proibição de exportação, o governo russo também considera a criação de um mercado futuro para a gasolina como uma alternativa para reduzir parcialmente a demanda sazonal e garantir maior estabilidade no mercado interno.
Fonte: DATAGRO
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas