União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Frente fria começa a atuar no Sul e causa tempestades
Massa de ar deve diminuir temperaturas, mas traz temporais
Publicado em 12/02/2025 às 08h19
Foto Notícia
O calor dos últimos dias proporcionou quebra de recordes de temperatura no Rio Grande do Sul. Em Quaraí, na quarta-feira (4/2), a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) marcou 43,8 °C. A boa notícia é que nesta quarta-feira (12/2) uma frente fria deve atingir o sul do Estado e, ao longo da semana, diminuir a condição de onda de calor.

Segundo a Metsul, o sistema deve começar a atuar no extremo-sul do Rio Grande do Sul no final da tarde da quarta. Em Buenos Aires, os termômetros que ontem à tarde marcavam 38 °C na capital argentina, amanheceram a 16 °C nesta manhã.

No entanto, a frente fria também vai trazer fortes tempestades para o Sul do país. A Defesa Civil gaúcha já alertou a população para que na quarta vai haver chuva forte, descargas elétricas, temporais isolados e ventos acima de 80 km/h na metade sul. Durante o dia, as instabilidades se espalham pelo Estado, com chuvas irregulares e acumulados de 20 a 50 mm/dia, podendo atingir 90 mm/dia na serra e Campanha.

Ainda assim, as temperaturas permanecem na casa dos 28ºC a 31 °C. No entanto, o modelo da Meteored mostra que a diminuição nas temperaturas poderá chegar a 10 °C em comparação com os dias anteriores.

Na quinta-feira (13/2), o sistema avança, causa chuvas em todo Rio Grande do Sul e atinge partes de Santa Catarina, que também sofre com a onda de calor.

Avanço

No Sudeste, a massa de ar vai ajudar a provocar pancadas de chuva na faixa leste do Sudeste, principalmente nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Mas a temperatura continua elevada na região. Os maiores valores irão ocorrer no leste de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Nessas áreas, o Inmet indica temperaturas de até 37 °C.

A Zona de convergência Intertropical (ZCIT) segue provocando acumulados elevados de precipitação na região Norte e partes do Centro-Oeste. Com o acumulado previsto superior a 100 mm em algumas áreas, o Inmet publicou alertas amarelo e laranja para a ocorrência de chuvas intensas e tempestades acompanhadas de fortes rajadas de vento.

A ZCIT também vai impactar o litoral do Nordeste, onde as chuvas com maiores intensidades são previstas na faixa entre Rio Grande do Norte e Maranhão. Em Fortaleza, no Ceará, os volumes podem ficar acima dos 90 mm. Em outras áreas da região, pancadas de chuva isoladas deverão ocorrer de maneira rápida.
Luiz Eduardo Minervino
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas