União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Biorefinaria de etanol de grãos deve iniciar a comercialização de seus produtos em 30 dias, na unidade de Balsas
Publicado em 21/02/2025 às 16h18
Foto Notícia
Fábrica de etanol de milho da Inpasa em Sinop (MT)
Foto: Inpasa/Divulgação
A Inpasa anunciou durante a visita do governador do Maranhão, Carlos Brandão, que sua unidade em Balsas (MA) iniciará a comercialização de etanol, DDGS (Dried Distillers Grains with Solubles) e óleo de milho nos próximos 30 dias, após a aprovação das licenças necessárias. A inauguração oficial da planta ocorrerá em uma data posterior.

Com um investimento de R$ 1,2 bilhões, a unidade de Balsas está em fase final de construção e terá capacidade para produzir anualmente 450 milhões de litros de etanol, 240 mil toneladas de DDGS e 23 mil toneladas de óleo de milho. A produção desses primeiros lotes reflete um marco importante para a companhia, que consolida sua presença na região Matopiba.

Durante a construção da planta, cerca de 3 mil postos de trabalho, diretos e indiretos, foram gerados. Após a conclusão, a unidade criará 500 novos empregos, com foco na contratação de profissionais da região. A unidade será responsável por processar cerca de 1 milhão de toneladas de grãos, principalmente milho e sorgo, impulsionando a economia local.

Conheça a Inpasa

A Inpasa é a maior biorrefinaria de etanol de milho da América Latina, com unidades em Sinop (MT), Nova Mutum (MT), Dourados (MS), Sidrolândia (MS) e Balsas (MA). A planta de Sinop, localizada no Mato Grosso, é considerada a maior biorrefinaria de etanol do mundo.

Ainda em 2024, a companhia anunciou a construção de uma nova unidade em Luís Eduardo Magalhães (BA), expandindo ainda mais sua presença no mercado de bioenergia.

Somando a capacidade de todas as suas plantas, a Inpasa deve produzir mais de 5 bilhões de litros de etanol, 2,92 milhões de toneladas de DDGS e 284 mil toneladas de óleo de milho. Além disso, a empresa é responsável pela geração de 1.513 GWh de energia renovável, proveniente de biomassa e placas solares.
Fonte: O Imparcial
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas