União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Quinta onda de calor no ano vai atingir 13 Estados; veja quais
Fenômeno pode deixar as temperaturas até 7ºC acima da média em março
Publicado em 26/02/2025 às 09h20
Foto Notícia
O Brasil mal está vivendo uma quarta onda de calor e já pode esperar pela próxima. As altas temperaturas não devem dar trégua no país. E uma quinta ocorrência só neste ano já está prevista para a partir desta sexta-feira (28/2) em pelo menos 13 Estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, segundo a Climatempo.

“Esse novo episódio de calor extremo será causado pela atuação de um sistema de alta pressão em médios níveis da atmosfera, o que intensifica a circulação do ar de cima para baixo, inibindo a formação de nuvens e favorecendo o aumento das temperaturas de maneira mais expressiva”, explica o meteorologista Guilherme Borges.

Quais áreas serão afetadas?

No Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, os termômetros devem registrar temperaturas entre 5°C e 7°C acima da média climatológica para março, reforçando o calor no mês que marca a transição do verão para o outono.

Em alguns Estados, cidades irão registrar temperaturas também expressivas, mas menores, com 3°C a 5°C acima da média. São eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Piauí, Tocantins, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Das quatro ondas de calor em 2025, o Rio Grande do Sul foi atingido por todas. Na quinta e próxima, com início marcado para a sexta-feira (28/2), a previsão do tempo indica a presença também de temporais no território gaúcho.

De acordo com a MetSul Meteorologia, a instabilidade atmosférica cria condições para precipitação intensa, rajadas de vento e queda de granizo, o que pode causar prejuízos em lavouras, principalmente, no sul do Estado.
Daniela Walzburiech
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas