União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Brasil fica mais perto de entrar no mercado japonês de biocombustíveis
Uso do combustível faz parte de compromisso do Japão para reduzir a emissão de gás carbônico
Publicado em 27/03/2025 às 09h04
Foto Notícia
Lula encontrou-se com o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O Japão finalmente concordou em avançar os estudos para utilização de biocombustível brasileiro, uma demanda antiga do governo de Brasília. O primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, afirmou que os biocombustíveis de alta qualidade do Brasil e a tecnologia de mobilidade avançada do Japão se complementam de forma perfeita para combater a emissão de carbono.

A declaração fez parte do discurso durante encontro com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio Akasaka, em Tóquio, na noite de quarta-feira, manhã no horário de Brasília.

Antes, o chefe de estado brasileiro havia mencionado que sempre ouvia falar sobre a possibilidade de adição de até 10% de etanol brasileiro na gasolina japonesa, mas que isso nunca se concretizava.

A utilização de biocombustível faz parte há anos de um compromisso do governo de Tóquio para reduzir a emissão de gás carbônico, mas que sempre encontrava resistência das petroleiras japonesas. Uma das características desse segmento é a divisão dos mercados nacionais por duas ou três empresas que precisam gerar lucro através do volume de vendas.

No Japão é possível contar pelo menos 10 grandes empresas do ramo, fora as companhias regionais. Como o lucro por litro é pouco, os observadores preveem que a entrada do etanol brasileiro resultará em corte significativo de ganhos e pode gerar uma onda de fusões e aquisições no segmento japonês.

As negociações envolvem a utilização de etanol brasileiro, primeiro no mercado de combustíveis para avião.
Shinichiro Nakaba
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas