União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Abril começa com queda nas temperaturas; veja onde fará frio
Clima do quarto mês do ano será influenciado por três massas de ar frio em 15 dias
Publicado em 01/04/2025 às 09h54
Foto Notícia
Abril começa nesta terça-feira (1/4) com uma virada de chave no clima do Brasil. O mês dominado pelo outono, estação que representa a transição entre o verão e o inverno, será marcado pela entrada das primeiras massas de ar frio após meses com temperaturas acima dos 40ºC e cinco ondas de calor em 2025.

Conforme a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, serão três massas de ar frio na primeira quinzena, mas apenas a segunda e a terceira com mais intensidade e queda acentuada nos termômetros. Veja abaixo as características de cada uma delas:

Primeira frente fria de abril

A primeira massa de ar frio com origem polar terá pouca influência. Formada na Argentina, ela também avança para o Uruguai e chega ao Rio Grande do Sul nesta terça-feira (1/4), fazendo a máxima do Estado gaúcho passar de 35ºC para 23ºC em poucas horas. Diferentemente do Brasil, o impacto maior acontece nos dois países da América do Sul.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem diversos alertas vigentes para chuvas intensas neste período. As áreas mais afetadas serão o sul de Rondônia, oeste do Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. Há risco de chuva de até 100 mm no dia e ventos intensos de até 100 km/h. As tempestades trazem riscos de corte no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas (raios).

Chuvas

Além disso, diversos outros Estados do Centro-Oeste e Norte do país podem registrar chuvas moderadas, com acumulados de até 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h, com um baixo risco de cortes na energia, quedas de galhos de árvores e alagamentos.

No Maranhão, em especial, há risco de chuvas em todo o Estado que também podem causar transtornos localizados em alguns municípios, incluindo deslizamentos - já que algumas cidades têm registrado chuvas há muitos dias.

Enquanto isso, uma frente fria avança pelo Sul do país e causa chuvas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Nestes Estados, também há risco de chuvas moderadas, com acumulados de até 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h. Ainda há possibilidade de ocorrência de granizo que pode causar estragos em plantações.

Em Porto Alegre, as temperaturas caem já nesta terça, com máxima prevista de 23 °C pelo Inmet. No restante do país, a temperatura ainda não fica tão amena nos períodos mais quentes do dia, no entanto, as mínimas ficam em torno de 20 °C no Centro-Sul.

Embora ainda não haja alertas vigentes, chuvas fracas a moderadas também podem se formar no Sudeste do país, em parte como extensão da circulação associada à frente fria. Portanto, São Paulo deve voltar a ter fortes chuvas, ainda que um pouco menos intensas em comparação as que atingiram a capital nesta segunda.

4 a 9 de abril

Com intensidade fraca a moderada no Continente Americano, a segunda massa de ar frio do outono entra em ação na sexta-feira (4/4), causando queda significativa nas temperaturas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e leve resfriamento no Sudeste e no Centro-Oeste durante o fim de semana.

As mínimas não devem ultrapassar os 14ºC em Curitiba e 15ºC em Porto Alegre. Confira a lista completa das capitais:
  •  
  • Porto Alegre: 15°C;
  • Florianópolis: 19°C;
  • Curitiba: 14°C;
  • São Paulo: 16°C;
  • Rio de Janeiro: 20°C;
  • Belo Horizonte: 18°C;
  • Vitória: 21°C;
  • Campo Grande: 19°C;
  • Cuiabá: 22°C.

Nas áreas mais altas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as mínimas podem ficar entre 5ºC e 10ºC, com risco de geada, mas sem prejuízos à agricultura, garante Celso Luis de Oliveira Filho, meteorologista sênior da Safira Energia.

“Teremos uma sequência de frentes frias, e o frio será mais intenso justamente por conta disso. Mal dá tempo de a temperatura subir e já chega outra frente fria/massa de ar frio influenciando o clima”.

12 a 16 de abril
A terceira massa terá intensidade moderada a forte e ação novamente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Em áreas no centro-oeste e sul do Mato Grosso do Sul, a queda nos termômetros será bem acentuada, com mínimas de 12ºC.
  • Porto Alegre: 14°C;
  • Florianópolis: 17°C;
  • Curitiba: 13°C;
  • São Paulo: 14°C;
  • Rio de Janeiro: 18°C;
  • Belo Horizonte: 15°C;
  • Vitória: 18°C;
  • Campo Grande: 12°C;
  • Cuiabá: 18ºC.

Assim como a segunda massa de ar frio, esta pode causar geadas no Sul e temperaturas mínimas próximas a 5ºC nas áreas mais altas dos Estados gaúcho e catarinense.

O meteorologista da Safira Energia destaca ainda que a segunda quinzena de abril será menos fria que a primeira. Desta forma, a possibilidade de períodos de frio intenso é baixa.

 
Daniela Walzburiech e Luiz Eduardo Minervino
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas