União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Soja/EUA: guerra comercial pode afetar produtor já na atual temporada de cultivo, diz associação
Publicado em 11/04/2025 às 08h49
Foto Notícia
A escalada da guerra comercial entre Estados Unidos e China pode ter impactos para produtores norte-americanos de soja na atual temporada de cultivo 2025/26, disse em comunicado o presidente da Associação Americana da Soja (ASA, na sigla em inglês), Caleb Ragland. Segundo ele, isso é algo difícil de aceitar, tendo em vista que a China continua sendo o maior mercado de exportação de soja dos EUA.

Os EUA elevaram a tarifa sobre produtos chineses para 145%, após a China ter aumentado a tarifa retaliatória sobre produtos importados dos EUA de 34% para 84%. Para os outros parceiros comerciais, o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou uma pausa de 90 dias nas tarifas recíprocas. Trump disse que a tarifa recíproca será de 10% durante esse período.

"Corremos o risco de impactos imediatos nesta temporada de cultivo, juntamente com os impactos que uma guerra comercial prolongada com a China infligirá novamente à nossa indústria", afirmou Ragland. "As interrupções de curto prazo são dolorosas, mas as repercussões de longo prazo para nossa reputação, nossa confiabilidade como fornecedor e a estabilidade dessas relações comerciais são difíceis de descrever em palavras."

Ragland disse que EUA e China devem buscar um acordo comercial de Fase 2 que aborde as preocupações comerciais dos EUA "de forma construtiva, preservando ao mesmo tempo os mercados dos quais dependemos".

Quanto à pausa de 90 dias nas tarifas, a associação disse que é uma oportunidade para discussões que podem trazer uma resolução.
Fonte: Agência Estado
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas