União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Programa Jovem Aprendiz da Usina Lins impulsiona a formação profissional na comunidade
Publicado em 23/04/2025 às 14h12
Foto Notícia
A Usina Lins segue investindo no desenvolvimento profissional da comunidade por meio do Programa Jovem Aprendiz, uma iniciativa que integra os programas de aprendizagem da empresa. Em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Lins, o programa oferece aos jovens a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho com formação técnica e prática.

O processo seletivo é aberto a jovens da comunidade com idades entre 18 e 23 anos, que tenham Ensino Fundamental Completo e estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio. As vagas são destinadas para atuação na Oficina de Manutenção Automotiva da Usina Lins e são acessíveis para homens, mulheres e pessoas com deficiência. Na última edição do programa 16 jovens foram aprovados para compor o time, todo o processo de seleção ocorre diretamente no SENAI de Lins e teve 55 jovens inscritos.

O programa é remunerado e oferece benefícios como almoço e transporte para os participantes. A carga horária é dividida entre meio período de aulas no SENAI e outro meio período dedicado às rotinas de trabalho na planta industrial da Usina Lins, proporcionando uma experiência completa de aprendizado técnico e prático.

Participação na Olímpiada do Conhecimento

Com essa iniciativa, alguns alunos se destacam e têm a oportunidade de dar um passo ainda maior: participar da Olímpiada do Conhecimento, a maior competição de educação profissional das Américas. Durante essa competição, os estudantes demonstram suas habilidades técnicas em diversas ocupações industriais.

Neste ano, quatro alunos do programa foram selecionados para o processo, e o jovem Diogo Mathias se destacou conquistando a vaga para representar a escola SENAI de Lins na modalidade “Tecnologia de Veículos Pesados”. Seu empenho, disciplina e comprometimento com a excelência técnica foram fundamentais para essa conquista.

Agora, o desafio continua para Diogo, que precisa aprofundar seus conhecimentos nos módulos da competição, incluindo Mecânica, Hidráulica, Elétrica, Eletrônica Embarcada e Inspeção de Pré-entrega. O objetivo principal é superar a etapa nacional, que ocorre em setembro, e garantir uma vaga na “WorldSkills 2026”, que será realizada em Shangai, na China.

“Conheci o SENAI CMFP LINS em 2022 e, após um ano, concluí o curso de Eletricista Industrial, que foi fundamental para minha formação. Em 2024, fui aprovado para o curso de Aprendizagem – Auxiliar de Mecânico de Veículos Pesados na Usina Lins, onde comecei a trabalhar e me desenvolver ainda mais. Fui selecionado para um desafio baseado no desempenho da turma e, após provas teóricas e práticas, descobrimos que se tratava da WorldSkills, competição internacional de habilidades técnicas. Após um empate, fui escolhido para continuar representando o SENAI na modalidade #49 – Tecnologia de Veículos Pesados. A partir disso, iniciei um intenso período de treinamentos com apoio de diversos instrutores e instituições. Agradeço especialmente aos professores César Taveira, João Paulo, Bruno Assis e às equipes do SENAI e da Usina Lins, além da Prefeitura de Lins. Todo esse suporte foi essencial para meu preparo. Essa experiência tem sido uma grande oportunidade de crescimento pessoal e profissional”, destaca Diogo Mathias.

O diretor do SENAI Regional de Bauru, Ademir Redondo, destacou a importância da parceria com a Usina Lins para iniciar e implementar esse projeto pioneiro em Lins: “Temos uma turma de aprendizes na Usina Lins, no curso de Manutenção de Veículos Pesados, e o professor César me procurou para dizer que nessa turma tinham diversos alunos com perfil elevado e foi quando consultei o diretor Administrativo da Usina Lins, Alex Pupin, que ficou muito feliz de nos apoiar em mais esse desafio. Vamos trabalhar para ter o primeiro campeão mundial na WordSkills Shangai”.

A WorldSkills é a maior competição mundial de educação profissional, reunindo jovens talentos de diversos países para disputas em diferentes categorias técnicas e tecnológicas. Para a Usina Lins, é motivo de grande orgulho fazer parte da trajetória de Diogo e de muitos outros jovens que buscam crescimento profissional com dedicação e esforço. Esse compromisso reforça a missão da empresa e da área de Gestão de Pessoas que, por meio de programas de formação, de capacitação e promoção de conhecimento, transformam e fortalecem a geração de valor compartilhado entre a empresa, seus colaboradores e toda a comunidade.

Foto Notícia
Fonte: Usina Lins
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas