União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Usina Lins moderniza e transforma a Expedição de forma sustentável
Publicado em 19/03/2025 às 14h49
Foto Notícia
Em 2025 a área da Expedição da Usina Lins inovou e adquiriu um novo sistema de checklist do carregamento. A inovação se configurou com a aquisição de tablets para o processo de checklist, a iniciativa inovadora surgiu a partir de uma sugestão no Portal InovaUL, que recebe e auxilia na implementação de ideias inovadoras e melhorias nos processos da Usina Lins. A ideia foi adicionada no portal em 2021 pelo Coordenador Comercial, Maurício Wagner, com o objetivo de modernizar e aprimorar os processos existentes, tornando-os mais eficientes e confiáveis. Maurício reforça, que “foi um projeto transformador, todo o procedimento de realização do checklist de produtos acabados passou do papel para o tablet”.

Antes da implementação do novo checklist eletrônico, o procedimento era realizado de forma manual, sem um cronograma padronizado, o que resultava na falta de itens importantes na conferência. Este é realizado em todos os veículos que se apresentam para realizar carregamento de produtos e coprodutos, como açúcar, etanol, levedura e bagaço, girando em torno de 60 veículos por dia, com horário de funcionamento de 24h. A aquisição dos tablets trouxe melhorias significativas, proporcionando mais confiabilidade ao processo, uma vez que a inspeção e a inserção de dados passaram a ser realizadas em tempo real. Essa evolução se mostrou extremamente valiosa para os Inspetores de Carregamento, tornando as verificações mais precisas.

Um dos grandes avanços proporcionados por essa modernização é o impacto positivo na sustentabilidade. A redução do uso de papel resultou em uma economia expressiva de recursos, diminuindo custos com impressão, tonner e manutenção de impressoras. Além disso, a Expedição necessitava arquivar documentos para os processos de auditorias, e a digitalização contribuiu na otimização de espaço e tempo na gestão desses arquivos. Em casos de arquivamento, a única utilização é para auditorias ou solicitações de não conformidades para caráter de assegurabilidade dos processos, em que são identificadas assinaturas e ciência das operações. Há também o impacto sustentável, estima-se uma redução de 138.000 folhas de papel por ano. Essa transformação representa apenas o primeiro passo dentro do projeto Expedição 4.0, que prevê novas etapas de modernização, incluindo a implantação de um sistema de agendamento.

Os colaboradores que passaram a utilizar os tablets em suas rotinas diárias, também percebem os benefícios dessa inovação. Thiago Mussato, Líder de Expedição, destaca que o processo ficou mais dinâmico e assertivo. “As entrevistas agora são ao lado do veículo, com verificação em tempo real dos pontos de inspeção. Essa verificação também proporciona uma resposta imediata quanto a recusas e/ou adequações necessárias, seja no veículo ou administrativas, diminuindo o tempo em que o motorista aguarda no pátio”.

Em suma, a implementação dos tablets no processo de expedição representa uma revolução na forma como as atividades são conduzidas. Além de tornar os processos mais eficientes e seguros. A iniciativa reforça o compromisso da Usina Lins com a Sustentabilidade e com a Inovação, buscando o equilíbrio econômico, social e ambiental através de atitudes inovadoras.
Fonte: Usina Lins
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas