União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Previsão de chuvas do Inmet para maio indica volumes próximos ou abaixo da média no Brasil Central
Volumes na maior parte do Centro-Oeste e do Sudeste não devem superar 150 mm
Publicado em 30/04/2025 às 15h22
Foto Notícia
De acordo com a previsão de chuvas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de maio deve ser marcado por chuvas próximas e abaixo da média, com volumes inferiores a 150 milímetros, sobre a faixa central do Brasil, incluindo a maior parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste. Apesar disso, segundo o órgão, em áreas do leste do Mato Grosso do Sul e centro-sul de São Paulo, a previsão indica chuvas acima da média, com valores que podem superar os 100 milímetros. 

Mesmo com a previsão generalizada de precipitação baixo ou próximas da média, esses volumes tendem a ser suficientes para o manejo agrícola e o desenvolvimento das culturas de segunda safra, além da cana-de-açúcar e do café, conforme o que aponta o Inmet.

Chuvas acima da média, devem ocorrer no Nordeste do país, mais especificamente no centro-sul do Maranhão, oeste do Piauí, mas principalmente na costa do Ceará até a Bahia, com volumes que podem ultrapassar os 150 milímetros. Apesar disso, sobre localidades do norte do Maranhão e do Piauí, bem como no sul do Ceará, a precipitação acumulada pode ficar abaixo da média histórica. 

Dessa maneira, considerando o impacto para áreas agrícolas dessas regiões, as chuvas mais regulares podem beneficiar os cultivos de segunda safra. Ainda assim, o Inmet destaca que, normalmente, sobre o Matopiba há uma tendência de redução das chuvas a partir de maio, que pode causar restrição hídrica em parte das lavouras de milho segunda safra. 

Em praticamente toda a Região Sul, a previsão é de chuvas próximas e acima da média. O volumes devem ser inferiores ao normal apenas no oeste do Paraná, condição que, para o Inmet, pode comprometer o armazenamento de água no solo, prejudicando o desenvolvimento do feijão e milho segunda safra.

Temperatura

Quanto às temperaturas, a previsão indica que devem ficar acima da média em grande parte do país, com valores superiores a 22°C. Por outro lado, em áreas das regiões Sudeste e Sul, as temperaturas médias podem ser mais amenas, embora a previsão indique comportamento próximo e acima da média, os valores devem permanecer abaixo dos 20°C. Em localidades mais elevadas dessas regiões, a entrada de massas de ar frio poderá provocar queda da temperatura e os valores podem ficar abaixo dos 15°C.
Fonte: Notícias Agrícolas
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas