União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Brasil tem alerta para chuvas intensas e ventos até 100 km/h; veja onde
Instabilidade deve se estender até quinta-feira (8/5), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
Publicado em 07/05/2025 às 09h21
Foto Notícia
A Bahia segue em alerta para chuvas intensas nesta terça-feira (6/5). O transporte de umidade do oceano para o continente, aliado à presença de um cavado, no litoral do Estado deve favorecer ainda chuvas fortes na região, pelo menos, até quinta-feira (8/5), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O instituto, inclusive, publicou um alerta laranja para nordeste e centro-norte da Bahia, além da região metropolitana de Salvador. A previsão indica chuva entre 50 e 100 milímetros em 24 horas e ventos de 60 a 100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. No litoral nordeste do Estado e no Recôncavo Baiano, o volume pode ultrapassar os 100 milímetros.

As instabilidades no Estado vêm acontecendo desde a semana passada. Nas últimas 24h, até às 8h desta terça-feira, os maiores volumes foram em Salvador, com 61,6 milímetros, e Cruz das Almas, com 51,6 milímetros.

Outras áreas da Bahia também estão em atenção para chuvas intensas, mas com grau de severidade menor. São eles o sul e centro-sul da Bahia, além do leste, agreste e sertão do Sergipe e leste de Alagoas.

Já no Rio Grande do Sul, as regiões da Campanha, Missões e municípios que fazem fronteira com o Uruguai, estão em alerta para chuvas fortes a partir desta terça-feira, com possibilidade de volumes que podem variar entre 30 milímetros e 50 milímetros.

As instabilidades devem aumentar nos próximos dias devido à presença de uma massa quente, úmida e instável, combinada com o padrão de vento nos altos níveis da atmosfera e a aproximação de uma frente fria. “Tudo isso potencializará a condição de temporais na região”, informa o Inmet.

O Instituto publicou aviso laranja de perigo para tempestades, com volumes que podem variar entre 30 milímetros e 100 milímetros nesta quarta-feira em áreas pontuais, com rajadas de vento entre 40 km/h e 100 km/h e possibilidade de queda de granizo no sudoeste, noroeste e centro-ocidental do Rio Grande do Sul.

A condição de tempo severo em áreas do Rio Grande do Sul deve se intensificar entre quinta-feira (8) e sexta-feira (9/5), com forte instabilidade na região.
Marcos Fantin
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas