União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Geada e seca atingem plantações de grãos e oleaginosas no sul da Ucrânia, dizem meteorologistas
Publicado em 14/05/2025 às 09h15
Foto Notícia
As condições climáticas no início de maio foram, em sua maioria, satisfatórias para os campos de grãos ucranianos, mas a geada e a seca nas regiões do sul danificaram ou mataram algumas plantações de trigo de inverno, ervilhas, colza e cevada, disseram meteorologistas estaduais na terça-feira.

A consultoria agrícola APK-Inform citou meteorologistas dizendo que a geada na superfície do solo e no ar era um "fenômeno perigoso" que causava danos a frutas, vegetais e vinhedos, bem como às plantações de colza de inverno e cevada de primavera.

"Como resultado da seca prolongada e sua combinação com geadas frequentes e prolongadas, danos significativos ou secagem de plantações de trigo de inverno foram observados em algumas áreas das regiões do sul, em alguns lugares até 40% das áreas", disseram os meteorologistas.

Os meteorologistas observaram que as plantações de ervilhas e cevada de inverno foram significativamente danificadas ou mortas na região sul de Kherson.

Geadas fortes e prolongadas, seguidas por temperaturas excepcionalmente altas e falta de precipitação em abril, tiveram um impacto negativo no desenvolvimento das safras de primavera da Ucrânia, disseram meteorologistas neste mês.

Eles disseram que as geadas no início de abril cobriram a maior parte da Ucrânia e as temperaturas caíram para -11 graus Celsius (12,2 graus Fahrenheit) por até sete horas.

Esta semana, o APK-Inform fez uma revisão inesperada para baixo em sua previsão para a safra de grãos da Ucrânia em 2025, reduzindo-a em quase 4%, para 55,3 milhões de toneladas. A previsão era de que a colheita de milho da Ucrânia pudesse ser 7,3% menor do que a previsão anterior.

Os agricultores ucranianos estão semeando safras de primavera e a colheita futura depende, em grande parte, de as plantas terem calor e umidade suficientes para germinação e crescimento futuro.

O Ministério da Agricultura disse na semana passada que os agricultores plantaram 4,23 milhões de hectares de grãos até 8 de maio, o que equivale a 76% da área esperada.
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas