União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

O que está causando o frio? Entenda a queda nas temperaturas
Publicado em 16/05/2025 às 08h54
Foto Notícia
Uma massa de ar frio entrou no continente durante o último fim de semana e foi responsável por causar as baixas temperaturas dos últimos dias no Sul e Sudeste. Neste momento, o sistema já se deslocou para o Oceano Atlântico, e o continente começou a sentir um aquecimento gradativo, principalmente nos Estados do Sul.

“Estamos do lado esquerdo desse sistema, que é a região mais quente. Por isso as temperaturas estão subindo gradativamente”, explica Ronaldo Coutinho, engenheiro-agrônomo da consultoria climática Climaterra.

Com a ausência de nuvens, as tardes têm sido quentes com predomínio de sol, mas o Sudeste ainda tem enfrentado noites, madrugadas e manhãs frias. As capitais São Paulo e Belo Horizonte bateram novos recordes de menor temperatura em 2025 na quarta-feira (14/5). Mesmo com o afastamento do ar frio, a presença de poucas nuvens durante a noite mantém um resfriamento acentuado da atmosfera.

São Paulo registrou 14,2°C na estação meteorológica do Mirante de Santana, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Já Belo Horizonte teve temperatura mínima de 15,8°C na estação meteorológica de Santo Agostinho e de 12,6°C na estação de Cercadinho.

A amplitude térmica vai seguir como destaque nos próximos dias, com tardes quentes e noites frias. "Esse frio não deve acabar tão cedo. Pode até fazer temperatura negativa na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais", afirma Coutinho.

Até 8h desta quinta-feira (15/5), as menores temperaturas registradas pelo Inmet foram em Maria Da Fé (MG) com 4,9°C; Monte Verde (MG) com 5,3°C; Campos Do Jordão (SP) com 5,8°C; e Vacaria (RS) com 7,5ºC.

Veranico no Sul

Diante da ausência de chuva, um novo bloqueio atmosférico, associado a um sistema de alta pressão, se estabeleceu sobre o Sul e deve impedir novos avanços de frentes frias sobre os Estados do centro-sul até o meio da próxima semana. Com o tempo firme, espera-se a formação de um veranico, “um período mais prolongado de estiagem e temperaturas elevadas em pleno outono”, indica a Climatempo.

Apesar das manhãs ainda mais frias em algumas áreas, as tardes vão ser quentes, inclusive com calor acima da média. Até pelo menos terça-feira (20/5), a expectativa é de temperaturas até 5°C acima do normal para esta época do ano.

Além disso, o tempo seco vai predominar, com baixos índices de umidade relativa do ar, com destaque para o interior do Sudeste e do Centro-Oeste. O veranico deve afetar todo o Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina, do Paraná e de Mato Grosso do Sul, além de parte de Mato Grosso.

Como é um sistema passageiro, também há a perspectiva de quebra nesse padrão, primeiramente no Rio Grande do Sul. Segundo a Climatempo, o Estado será o primeiro a sair desse padrão. A previsão indica a aproximação de uma nova frente fria no final de semana que deve quebrar o bloqueio atmosférico e levar chuvas e novamente queda de temperatura a partir do domingo (18/5).
Marcos Fantin
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas