União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Curiosidades

Na calda, no bolo e na cobertura: aprenda a diferença dos tipos de açúcar
Publicado em 08/04/2015 às 11h16
Quem ama uma boa sobremesa sabe: açúcar de boa qualidade é fundamental para um docinho perfeito. Mas que tipo de açúcar?

Para quem pensa que açúcar mascavo, cristal ou de confeiteiro são intercambiáveis, saiba que cada um deles pode realçar -ou afundar- uma receita.

Dependendo da fineza do ingrediente ou do tipo de refinamento ao qual ele foi submetido, ele pode render melhor em uma calda, uma geleia ou mesmo em um doce mais pesado.

Veja a seguir os principais tipos encontrados no mercado, seus usos mais costumeiros e adoce seu dia a dia.

Açúcar refinado
É o mais conhecido do público, branco e fino. Ele é usado tanto na culinária quanto para adoçar bebidas, por ser facilmente dissolvido em líquidos sem deixar resíduos.

Açúcar mascavo
A cor é mais escura, o sabor é mais forte e o aroma lembra rapadura. Não é para menos: o açúcar mascavo é resultado direto do cozimento e cristalização do caldo de cana-de-açúcar, sem refinamento. Ele é muito usado para a produção de pães e doces por conta de seu sabor mais acentuado.

Açúcar demerara
Batizado com o nome de uma região da Guiana rica em cana de açúcar, essa ingrediente do produto passa por um processo leve de refinamento. O resultado é um açúcar um pouco mais claro que o mascavo, mas sem perda de nutrientes. É um dos mais caros do mercado, utilizado para a produção de doces finos.

Açúcar cristal
Com cristais grandes e difícil de ser dissolvido em água, o açúcar cristal é usado em caldas, geleias e compotas.

Açúcar de confeiteiro
O nome entrega: esse açúcar muito fino, quase como um talco, é usado em confeitaria: não tanto para fazer doces, mas sim para ser polvilhado por cima de tortas e bolos. Também é utilizado na produção de chantilly e de suspiros.
Anna Fagundes
Fonte: UOL
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas