União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Cerca de 250 pessoas participam do 9º Encontro Técnico do Setor Sucroenergético e Policiamento Ambiental
Publicado em 26/04/2023 às 08h32
Foto Notícia
O evento teve o apoio da UDOP, ORPLANA e Unica, sendo realizado pela SEMIL, Polícia Militar do Estado de SP e Polícia Militar Ambiental do Estado de SP.
Cerca de 250 pessoas participaram do 9º Encontro Técnico do Setor Sucroenergético e Policiamento Ambiental , que aconteceu nesta terça-feira (25) no UniSALESIANO Araçatuba (Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium).

O evento teve o apoio da UDOP -- União Nacional da Bioenergia, ORPLANA (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil) e Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia), sendo realizado pela SEMIL (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística), Polícia Militar do Estado de São Paulo e Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo.

"O 9º Encontro Técnico do Setor Sucroenergético e Policiamento Ambiental foi um verdadeiro sucesso e reuniu diversos representantes das usinas, entidades, fornecedores de cana-de-açúcar e demais empresas relacionadas. O objetivo foi fortalecer a atuação junto aos órgãos ambientais e de fiscalização do Estado de São Paulo, bem como o compromisso do setor com o desenvolvimento de uma agenda positiva e sustentável", destaca o diretor presidente da UDOP, Hugo Cagno Filho.

Programação

O 9º Encontro Técnico do Setor Sucroenergético e Policiamento Ambiental contou com uma rica programação sobre os dados de ocorrências de incêndio no Estado de São Paulo especialmente nas áreas de cultivo de cana-de-açúcar e medidas de prevenção e combate a incêndios em áreas agrícolas e florestais.

"O fogo, resultado de incêndios criminosos, é um dos principais inimigos do setor sucroenergético, uma vez que mata a produtividade dos canaviais, a vida e toda a biodiversidade. Por essa razão, a programação destacou os temas atuais e de grande relevância, o que torna o evento de altíssima qualidade para a capacitação profissional", comenta o presidente executivo da UDOP, Antonio Cesar Salibe.

A abertura do evento foi iniciada às 8h com o coffee break, proporcionando um networking de altíssima qualidade; e em seguida a formação da mesa das autoridades.

A Polícia Militar Ambiental mostrou o comparativo dos índices da Operação Corta-Fogo 2021/2022, bem como a análise e orientações sobre o PAM (Plano de Auxílio Mútuo) e PPI (Plano de Prevenção Contra Incêndio). Já a Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade abordou o Sistema Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais.

Na ocasião, também foram apresentados os estudos de caso com as melhores práticas do setor e a mesa de debate com representantes da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade e do setor sucroenergético.

Campanha #ZeroIncêndios

O lançamento da Campanha #ZeroIncêndios foi um grande destaque do 9º Encontro Técnico do Setor Sucroenergético e Policiamento Ambiental. Idealizada pela UDOP há 3 anos, a campanha visa reforçar o papel sustentável e muito ligado às questões do ESG do setor, assim como evidencia que a prática de incêndio é crime e gera prejuízos financeiros e riscos à saúde e a vida.

Em breve, as associadas UDOP e demais entidades poderão baixar, gratuitamente, o enxoval de peças no portal da entidade. Serão disponibilizadas peças em formatos variados para mídias on e off-line, sendo possível inserir as marcas no material de divulgação.

Nos próximos dias, a cobertura completa do 9º Encontro Técnico do Setor Sucroenergético e Policiamento Ambiental será divulgada no canal da TV UDOP no Youtube.

Veja algumas fotos do evento no Flickr.
Letícia Giacometti
Fonte: Agência UDOP de Notícias
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Copyright© 2008 - UDOP.
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.
Mais Lidas