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Hertz vai devolver 20 mil carros elétricos e investir em modelos a combustão
Publicado em 12/01/2024 às 10h49
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A Hertz Global (HTZ), uma das maiores empresas de locação do mundo, disse que planeja vender um terço de sua frota de veículos elétricos nos Estados Unidos e reinvestir em carros movidos a combustão devido à fraca demanda e aos altos custos de reparo para seus modelos movidos a bateria. 

As vendas de 20.000 veículos elétricos começaram no mês passado e continuarão ao longo de 2024, informou a gigante de locação nesta quinta-feira (11) em um documento regulatório. 

A Hertz registrará uma despesa não monetária em seus resultados do quarto trimestre de cerca de US$ 245 milhões relacionada a despesas incrementais de depreciação líquida. 

A reversão dramática, após a Hertz anunciar planos em 2021 de comprar 100 mil veículos da Tesla (TSLA), destaca a demanda decrescente por carros totalmente elétricos nos EUA. As vendas de veículos elétricos desaceleraram acentuadamente ao longo de 2023, subindo apenas 1,3% no último trimestre. 

“A empresa espera reinvestir uma parte dos recursos da venda de veículos elétricos na compra de veículos a motor de combustão interna para atender à demanda dos clientes”, segundo o documento. 

A Hertz disse que “espera que essa ação equilibre melhor o fornecimento em relação à demanda esperada de veículos elétricos”. 

As ações da Hertz caíam perto de 5% na Nasdaq por volta das 13h (de Brasília). A ação caiu 32% no ano passado. 

A mudança de volta para carros mais convencionais marca uma reversão da estratégia do CEO da Hertz, Stephen Scherr, centrada em veículos elétricos, nos quais a empresa esperava obter preços mais altos nas tarifas de balcão e manter seu valor. 

Os cortes de preços da Tesla, em estratégia de Elon Musk, ao longo do último ano reduziram o valor dos carros na frota da Hertz e, com o crescimento das vendas de veículos elétricos em desaceleração, não está claro se os consumidores terão apetite por eles no mercado de carros usados. 

“A Hertz registrou custos elevados de sua frota de veículos elétricos no segundo semestre de 2023. A administração disse que a reversão poderia impulsionar o fluxo de caixa livre em US$ 250 milhões a US$ 300 milhões em 2024-2025 e melhorar o Ebitda corporativo, mas vemos a reorganização como dores de crescimento material.” — Jody Lurie, analista sênior de crédito da Bloomberg Intelligence. 

A Hertz disse que a venda de alguns veículos elétricos deve melhorar o fluxo de caixa e os ganhos neste ano e no próximo. Até o final de 2025, a empresa espera resultados financeiros impulsionados por uma receita mais alta por dia e menores despesas de depreciação e operacionais. A empresa vê um fluxo de caixa livre incremental de até US$ 300 milhões no agregado ao longo de 2024 e 2025.

Scherr sinalizou que essa mudança ocorreria, dizendo em outubro que a empresa reduziria os veículos elétricos, que representavam 11% de sua frota total. Teslas representavam 80% disso. 

Os cortes de preço da Tesla aumentaram os custos de depreciação de sua empresa, disse Scherr. Os veículos elétricos também têm custos de reparo mais altos em comparação com o restante de seus carros, o que prejudicou o seu lucro e desempenhou um grande papel para que a empresa não conseguisse atingir as estimativas de ganhos do terceiro trimestre. 

“Os veículos elétricos serão mais lentos [no resultado] do que nossas expectativas anteriores”, disse ele durante a teleconferência de resultados do terceiro trimestre da empresa.
Fonte: Bloomberg Línea
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