União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Energia

Brasil registra recorde na produção de energia renovável em 2023, diz estudo
93,1% de toda geração é considerada limpa, país aumenta protagonismo no cenário energético mundial
Publicado em 01/02/2024 às 10h19
Foto Notícia
Considerado um dos protagonistas na pauta de energia limpa no mundo, o Brasil bateu recorde em 2023 e alcançou 93,1% de toda eletricidade gerada a partir de fontes renováveis, como hidrelétricas, parques eólicos, fazendas solares e usinas a biomassa, mostra estudo da Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) antecipado para a CNN.

Com o maior percentual da história, o país avança no protagonismo, destaca Alexandre Ramos, presidente do Conselho de Administração da entidade.

“O crescimento das fontes renováveis gera emprego e renda, representa um avanço do Brasil na meta de descarbonização e uma vitória para o meio ambiente”, pontua.

Ao todo, a produção, que tem origem de energia limpa, representou mais de 70 mil megawatts médios.

As hidrelétricas integraram cerca de 58% da capacidade instalada da matriz energética brasileira e geraram quase 50 mil megawatts para o Sistema Interligado Nacional (SIN), crescimento de 1,2% na comparação com 2022.

Apesar da grande representação, as usinas encerraram o ano com níveis de reservatório confortáveis para o enfrentamento do período sem chuvas em 2024.

Já fontes solar e eólica foram responsáveis por mais de 13 mil megawatts médios, número 24% maior se comparado com o mesmo período do ano anterior.

Com a entrada de novos empreendimentos, ambas as fontes totalizam 42,6 mil megawatts em capacidade instalada de três usinas de Itaipu, ou seja, o que podem ofertar.

A modalidade da Geração Distribuída, conhecida por ajudar a reduzir a demanda de todo país, já que o consumidor produz a sua própria energia, estabeleceu novo recorde e avançou 42,5% no ano passado.

A maior parte foi gerada por consumidores em Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, mostra o levantamento.
Thiago Félix
Fonte: CNN
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas