União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

JBS recicla 40 mil toneladas de plástico em 10 anos
Por meio da Ambiental, empresa do grupo dedicada à economia circular, apenas em 2023 foram produzidas quase 6 mil toneladas de novos produtos e matéria-prima a partir do plástico reciclado
Publicado em 24/06/2024 às 14h49
Foto Notícia
A Ambiental, unidade de negócios da JBS especialista em gerenciamento de resíduos sólidos, desenvolvimento de projetos e soluções com foco em economia circular e reciclagem e transformação de resíduos plásticos, reciclou 40 mil toneladas de resíduos plásticos que seriam destinados a aterros sanitários, em dez anos. O volume preencheria o equivalente a 16 piscinas olímpicas. Apenas em 2023, a Ambiental reciclou aproximadamente 3 mil toneladas de plástico, gerando mais de 6 mil toneladas de matérias-primas e novos produtos.

Do total de material plástico reciclado na última década, 35% foram destinados para insumos industriais e 65% foram destinados para a produção de produtos plásticos, como embalagens, pisos, gaiolas e paletes.

Para Thuany Taves, Gerente Executiva da Ambiental, além de contribuir com o meio ambiente efetuando a correta destinação e reciclagem dos insumos plásticos, a empresa ajuda também a mitigar o impacto industrial ao promover a economia circular e produzir novos produtos a partir de plástico reciclado. “A Ambiental começou com o propósito de gerenciar resíduos. Hoje somos uma empresa especializada em reciclagem do plástico, com um foco em promover economia circular, criando soluções para aplicação da matéria-prima em novos produtos”, afirma Thuany.

Uma das destinações mais inovadoras para o plástico de difícil reciclagem desenvolvida pela Ambiental foi o ‘piso verde’, lançado em 2021. Após dois anos de estudo, a empresa colocou no mercado um piso intertravado apropriado para ambientes externos a partir do plástico utilizado em produtos in natura embalados à vácuo. O piso verde atende às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e oferece a mesma resistência que um material feito 100% de concreto. Recentemente, o produto foi certificado com o Selo Ecológico ABNT de Qualidade Ambiental. Apenas em 2023, foram produzidos 22 mil metros quadrados de ‘piso verde’, equivalente a 2 campos de futebol.

“Nosso foco segue em inovação e excelência operacional para que possamos ter matérias-primas de alta qualidade e performance para aplicação em diversas linhas de produtos. Por isso, estimulamos nosso time técnico a desenvolver soluções para reaproveitamento de embalagens de difícil reciclagem”, explica Thuany.

Grande parte do plástico reciclado pela Ambiental (80% do volume total) é proveniente das operações das unidades de negócios da JBS, como Friboi, Seara, Swift, Couros e Novos Negócios e gera novos produtos para atender as empresas da Companhia e o mercado. Hoje, a Ambiental opera 23 unidades no Brasil, com foco no gerenciamento e tratamento de resíduos sólidos pós-industriais recicláveis e não recicláveis.
Fonte: JBS
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas