União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Ao lado de Janja, Silveira assina pacto por mais mulheres no setor energético
Publicado em 05/09/2024 às 09h23
Foto Notícia
Foto: Ricardo Botelho / MME
O Pacto Nacional por Mais Mulheres na Energia e na Mineração foi assinado, nesta quarta-feira (4/09), pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ao lado da primeira-dama, Janja Lula da Silva. Entre os compromissos firmados estão a promoção de estratégias para equidade de gênero em cargos de liderança e gestão e incentivos às ações para a formação e capacitação técnica e gerencial de mulheres no setor energético e mineral.

Atualmente, segundo dados da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA, sigla em inglês), apenas 32% da força de trabalho nessas áreas é ocupada por mulheres. Segundo o ministro Alexandre Silveira, o pacto assinado pretende mudar esse cenário e incluir, cada vez mais as mulheres nestes importantes setores para o país.

“As mulheres são essenciais para desenvolver a economia do futuro e essas iniciativas aumentam as chances de elas conquistarem e sustentarem carreiras promissoras na nova economia, a economia verde. As jovens precisam ter oportunidades de empregos adequadas, as mulheres precisam trabalhar sem medo do assédio, a maternidade deve ser tratada como uma dádiva e não como fardo”, ponderou o ministro.

O pacto assinado nesta quarta-feira (4/09) também prevê ações que possam contribuir para a redução da pobreza e da desigualdade de gênero, em especial a partir da ampliação do acesso à energia e do acesso a tecnologias limpas para cozinhar. Na iniciativa está, ainda, o fomento de estratégias para o combate a qualquer tipo de violência de trabalho – pautado na prevenção e enfrentamento das discriminações, assédios e desigualdades de gênero entre outras.

Mais inclusão, maior empoderamento

Enfrentar a desigualdade de gênero é uma preocupação global e está representada pelo 5º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Com isso, os princípios do Pacto Global da ONU reforçam a importância de as empresas apoiarem e respeitarem a proteção de direitos humanos, e assegurarem da sua não participação em violações destes direitos; e o “Trabalho”, que busca eliminar a discriminação no emprego das mulheres.

O pacto assinado reforça as ações do programa “Asas para o Futuro” e o acordo de cooperação técnica liderado pelo Ministério das Mulheres, que devem ser lançados ainda este ano. O pacto se insere na Política de Governança do Ministério de Minas e Energia e no Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão. As iniciativas visam estimular o debate e propor a implantação de políticas que tratem da promoção da diversidade, equidade e inclusão, em especial na perspectiva de gênero e raça, em programas, projetos e ações do ministério.
Ministério de Minas e Energia
Fonte: Gov.br
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas