União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Mudança na bandeira tarifária alivia IPCA, diz economista
Aneel anunciou correção de bandeira vermelha nível 2 para 1 após erro de cálculo na formação de preços de energia elétrica
Publicado em 05/09/2024 às 15h25
Foto Notícia
O impacto da mudança para a bandeira vermelha 1 nas contas de luz em setembro deve provocar uma queda de 0,17 ponto percentual no IPCA do mês.

A Aneel anunciou uma correção na cobrança depois de um erro de cálculo na formação de preços de energia elétrica. O cálculo é da economista Andrea Angelo, da Warren Investimentos.

“O impacto da volta da bandeira vermelha 2 para 1 vai aliviar o IPCA de setembro em 0,17 ponto percentual. Se o erro de cálculo não tivesse acontecido, ou seja, se a mudança tivesse acontecido da bandeira verde para a vermelha 1, a alta na inflação provocada pela conta de luz mais cara seria de 0,23 ponto percentual no mês”, explica a economista ao blog.

Na última sexta-feira (30), a agência reguladora anunciou a entrada em vigor da bandeira vermelha nível 2, saindo da bandeira verde, a que não gera cobrança extra na conta de luz, para o patamar mais alto do sistema.

No fim de semana, o Operador Nacional do Sistema (ONS) alertou que poderia haver um erro na contabilização do acionamento das usinas térmicas, que geram energia mais cara. O mercado passou a fazer por conta própria o novo cálculo e concluiu que a mudança deveria ter sido para bandeira vermelha nível 1.

Nesta quarta-feira, o ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, afirmou que a tarifa seria corrigida e poderia até voltar para a bandeira verde por mais tempo. No final do dia, a Aneel anunciou a correção para bandeira vermelha 1.

“Isso nunca aconteceu desde a criação do sistema de bandeiras tarifárias em 2015. É um sistema crível, nunca foi contestado por ninguém. Precisaremos ver como o IBGE vai fazer com a coleta dos preços no mês, mas será preciso considerar que passamos quatro dias com a bandeira vermelha 2 e o resto do mês será com o nível 1”, ressalva Andrea Angelo.
Fonte: CNN
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas