União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Calor extremo, seca e fumaça pioram nesta terça-feira
Apenas três capitais do país terão temperaturas máximas inferiores a 30?°C
Publicado em 10/09/2024 às 10h43
Foto Notícia
Altas temperaturas e tempo seco vão seguir afetando país até o final de setembro
Foto: GettyImages
O país terá uma semana com as condições do tempo extremas, com a massa de ar extremamente seca que vem afetando toda a região Central do país ainda em ação, já cobrindo quase todo o território nacional, trazendo temperaturas elevadas e umidade relativa do ar baixíssima.

Onde chove na terça-feira?

Para a terça-feira (10/9), a circulação marítima estimula umidade apenas no litoral do Nordeste, enquanto as chuvas vão diminuir no extremo sul do Rio Grande do Sul, com algumas pancadas apenas durante a madrugada. Na região Norte, momentos de sol serão interrompidos por garoas entre o noroeste do Amazonas e Roraima.

Já a região Central do país segue em condições extremas de tempo seco e calor. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo devido à baixa umidade.

Segundo o instituto, nesses locais a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e riscos à saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça.

Veja a previsão de chuvas para sua cidade

Além do Distrito Federal, o alerta vale para os Estados de Goiás, Bahia, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, São Paulo e Maranhão. Em alguns locais a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 12%. Em Cuiabá e Campo Grande, por exemplo, a umidade chegará a 10% durante a tarde, segundo a Climatempo.

Ainda conforme o Climatempo, a onda de calor vigente no país deve perdurar até o dia 20 de setembro, com temperaturas até 10?°C acima da média histórica no Centro-Sul.

Na terça, o dia vai ser de sol e calor no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, assim como no interior do Nordeste e nas capitais da região Norte. Com exceção de Vitória, Natal e Florianópolis, as demais capitais do país terão temperaturas acima de 30?°C durante o dia.

O país também segue em atenção para a qualidade do ar. Segundo a agência suíça IQAir, que classifica a qualidade do ar em cerca de 100 grandes cidades de todo planeta em tempo real, São Paulo, que espera temperatura máxima de 33?°C na terça e piora das condições, teve o pior ar entre todos os avaliados nesta segunda (9/9).
Luiz Eduardo Minervino
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas