União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Bolha de calor na Argentina deve trazer temperaturas de 42ºC para regiões do Brasil
Publicado em 14/01/2025 às 14h40
Foto Notícia
A MetSul Meteorologia emitiu um alerta sobre a formação de uma bolha de calor que vai se intensificar nas próximas semanas, afetando principalmente o Centro e o Norte da Argentina, além de regiões do Uruguai, Paraguai e estados do Sul do Brasil, como Mato Grosso do Sul e áreas do interior de São Paulo.

As temperaturas extremas já têm sido registradas, com máximas variando entre 37ºC e 40ºC em diversas localidades.

Uma bolha de calor, ou domo de calor, ocorre quando áreas de alta pressão atuam como cúpulas, aprisionando ar quente e criando um efeito de compressão. Estudos indicam que as mudanças climáticas podem estar aumentando a frequência e a severidade dessas ondas de calor.

No último sábado (11), Porto Murtinho registrou a temperatura mais alta do Mato Grosso do Sul, alcançando 38,9ºC, enquanto cidades do Rio Grande do Sul e Paraná também superaram os 35ºC. Na sexta-feira (10), a situação foi ainda mais crítica, com Porto Murtinho atingindo 41,8ºC.

A previsão é que a bolha de calor se expanda, resultando em temperaturas elevadas entre 35ºC e 40ºC em um número crescente de cidades ao longo da semana.

O calor intenso deve ser mais acentuado no Oeste do Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul, enquanto a área metropolitana de Porto Alegre deverá registrar temperaturas mais amenas no início da semana, em torno de 30ºC.

No entanto, a partir desta terça-feira (14), as temperaturas começarão a subir, com a expectativa de que a segunda metade da semana traga picos de calor, especialmente na quinta (16) e sexta-feira (17), quando muitos municípios podem registrar máximas acima de 35ºC.

Além do calor excessivo, a MetSul alerta que essas altas temperaturas criarão condições favoráveis para a formação de temporais isolados, com possibilidade de chuvas fortes, vendavais e granizo.

Esses fenômenos climáticos são esperados principalmente na segunda metade da semana, quando células de tempestade podem se formar devido ao aquecimento diurno.
Fonte: InfoMoney
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas