União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

ONS: reservatórios devem encerrar setembro com níveis abaixo do que foi inicialmente previsto
Publicado em 16/09/2024 às 09h44
Foto Notícia
O boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) para a semana operativa que vai do dia 14 a 20 de setembro indica que os níveis de Energia Armazenada (EAR) ao final de setembro se mantêm acima de 50% em dois subsistemas: o Norte (74,3%) e o Nordeste (50,3%). Para o Sudeste/Centro-Oeste, a EAR estimada no último dia do mês é de 46,9% e no Sul é de 48,4%. As estimativas de três regiões são inferiores às primeiras revisões de setembro, com exceção do Sul, que apresenta uma projeção de EAR superior àquela apresentada previamente. A redução dos níveis dos reservatórios é um comportamento previsto ao longo da estação tipicamente seca e é acompanhada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), sendo eventualmente necessária a implementação de ações excepcionais.

Os cenários prospectivos da demanda de carga são de avanço no Sistema Interligado Nacional (SIN) e em todos os subsistemas. Para o SIN, a aceleração esperada é de 3,2% (79.679 MWmed), percentual superior ao divulgado na última semana (1,5%). A expansão mais elevada deve ser verificada no Norte, 8,8% (8.371 MWmed), seguido pelo Sul, 5,1% (13.280 MWmed). A perspectiva de crescimento para Nordeste e o Sudeste/Centro-Oeste é de 3% (13.034 MWmed) e de 1,8% (44.994 MWmed), respectivamente. Os percentuais comparam os resultados para o final de setembro de 2024, ante o mesmo período do ano passado.

As indicações para a Energia Natural Afluente (ENA) seguem abaixo da Média de Longo Termo (MLT) em todos os subsistemas. O Sul apresenta o percentual mais alto, podendo atingir ENA de 53% da MLT no último dia do mês. Na sequência estão o Norte, com 49% da MLT e o Sudeste/Centro-Oeste, com 48%. O Nordeste deve atingir o índice mais baixo, com 42% da MLT.

O Custo Marginal de Operação (CMO) é o mesmo em todas as regiões: R$ 341,76.
Fonte: ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas