União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Frente fria causa chuva forte em quase todo Brasil; veja a previsão
Semana também deve ser marcada por uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) em atuação
Publicado em 23/10/2024 às 09h26
Foto Notícia
Previsão de chuva entre 9h da sexta -feira (25) e 21h da segunda-feira (28)
Foto: Inmet
O primeiro episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) dentro do período chuvoso deve se formar nos próximos dias no Brasil. O sistema se caracteriza por uma extensa faixa de nuvens de chuva responsável por causar dias seguidos de tempo nublado, com volumes consideráveis de chuva e, por vezes, persistentes.

Uma frente fria vai avançar pelo Oceano Atlântico, entre as regiões Sul e Sudeste a partir de quinta-feira (24/10) e deve permanecer estacionada até sábado (26/10). Esse evento climático, junto do comportamento dos ventos na coluna atmosférica, vai favorecer a formação de um canal de umidade desde a região amazônica até o Sudeste do Brasil, informa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Para que a ZCAS se configure, é necessária a persistência desse canal de umidade por, pelo menos, quatro dias consecutivos.

Para as próximas horas, o Inmet acionou dois alertas laranja para tempestade no Brasil. O primeiro se restringe ao Estado de Goiás e tem vigência até 23h59 desta terça-feira (22/10). O centro, leste, sul e norte de Goiás, além do Distrito Federal, devem ser atingidos.

O segundo alerta abrange o Vale do Acre, sudoeste, sul, e centro do Amazonas, além do Vale do Juruá e a região do Madeira-Guaporé até 10h de quarta-feira (23/10). Ambos os alertas indicam chuvas intensas de até 100 milímetros em 24 horas, acompanhadas de ventos de até 100 km/h e possível queda de granizo.

Além disso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Em São Paulo, o risco de temporal também aumenta nesta quarta-feira no centro-sul e leste do Estado. A passagem da frente fria em alto mar vai estimular mais umidade sobre o continente. Já a cidade de São Paulo fica em “alerta para temporais”, segundo a Climatempo.
“Não teremos um dia de tempo completamente fechado. O sol aparece, mas as primeiras pancadas de chuva já podem ocorrer no período da manhã e vão e voltam no decorrer do dia” informa o boletim.

Há também risco de temporais no Vale do Ribeira, litoral sul e baixada santista, além das regiões de Avaré, Ourinhos, Itapetininga e Sorocaba.

No Sul, as regiões com potencial para temporais são a capital Curitiba e as cidades de Bagé e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. As chuvas se concentram no nordeste e região serrana do Estado, além do oeste e sul de Santa Catarina e centro e leste do Paraná.
Marcos Fantin
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas