União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Transição energética vai acabar com a indústria de combustíveis fósseis?
Publicado em 25/10/2024 às 14h40
Foto Notícia
A indústria fóssil está no centro do debate sobre a transição energética. Por um lado, há a urgência de reduzir drasticamente a queima de combustíveis fósseis para mitigar a principal causa dos eventos climáticos extremos devastadores, como o que atingiu o Rio Grande do Sul este ano, e que devem se tornar cada vez mais intensos e frequentes. Por outro, a matriz energética global ainda é amplamente baseada no uso de petróleo, carvão mineral e gás natural, com muitas indústrias e regiões dependentes deles para suas economias e subsistência.

À medida que o mundo avança em direção a uma economia de baixo carbono, os combustíveis fósseis enfrentam pressões crescentes para se adaptar e evoluir. Durante a transição energética, eles servirão como uma ponte, permitindo que a atual infraestrutura continue a fornecer energia enquanto novas tecnologias renováveis são desenvolvidas e implementadas em larga escala.

Há setores da economia em que essa substituição é mais simples do que em outros. Atualmente é possível gerar eletricidade a partir de fontes renováveis, como a solar e eólica, de forma até mais barata do que com fontes fósseis, algo impensável há algumas décadas. O setor de transportes, por sua vez, enfrenta algumas barreiras de mercado e de infraestrutura para se livrar dos combustíveis fósseis, em especial a aviação, navegação e transporte rodoviário de cargas a longas distâncias.
Bárbara Therrie
Fonte: UOL
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas