União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Contratação de Resposta da Demanda promove aumento e flexibilidade do sistema elétrico brasileiro
Certame inédito alcança sucesso na primeira edição, com deságio médio de 12,1%
Publicado em 01/11/2024 às 07h44
Foto Notícia
Oresultado do primeiro processo competitivo para contratação de Resposta da Demanda na modalidade disponibilidade, realizado em outubro de 2024 foi divulgado nesta terça-feira (29/10). O certame realizado conforme resolução autorizativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), obteve um deságio (desconto em relação ao valor praticado) médio de 12,1% em relação ao preço-teto.

Para o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a Resposta da Demanda é fundamental para a modernização do setor elétrico brasileiro. "Otimizar a flexibilidade do sistema elétrico é essencial. A Resposta da Demanda é ferramenta adicional para a segurança do nosso sistema e para a melhor utilização dos nossos recursos energéticos, com foco na eficiência e redução dos custos aos consumidores”, afirmou.

O certame do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) representou um importante passo na busca por soluções inovadoras para o setor elétrico brasileiro. Foram contratados 93 Megawatts (MW) para um período de quatro horas (das 18h às 22h) em dias úteis, de 1º de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025, com despachos mensais.

Os vencedores, todos do ramo de Metalurgia e Produtos de Metal, irão receber a receita proporcionalmente aos dias úteis e ao atendimento aos despachos, com penalidades em caso de descumprimento.

Com o sucesso da primeira edição, o ONS adiantou a realização de novas edições em 2025 e 2026.

Entenda o que é “Resposta da Demanda”

A Resposta da Demanda é um mecanismo do ONS que aumenta a estabilidade e a economia do sistema elétrico brasileiro, permitindo que os consumidores contribuam para equilibrar a oferta e a demanda de energia.

Para otimizar a operação do sistema, o ONS pode solicitar que os consumidores ajustem seu consumo durante os períodos críticos. Os participantes do programa podem ser incentivados a modificar temporariamente seu uso de energia e, em troca, recebem uma compensação financeira. 
 
Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Social - MME
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas