União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Metsul: Semana que se inicia terá menos chuva no Sul do Brasil que as duas últimas
Confira a previsão da MetSul com mapa sobre a chuva no Brasil nesta semana e saiba onde mais deve chover no país
Publicado em 16/12/2024 às 08h26
Foto Notícia
Onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana? A semana que se inicia terá menos chuva no Sul do Brasil que as duas últimas e os maiores acumulados no país tendem a ocorrer nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste com aumento das precipitações em especial em Minas Gerais. 

O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha, e que pode ser consultado pelo nosso assinante (assine aqui) na seção de mapas. 

Na Região Norte, onde mais vai chover nesta semana que começa é no Amazonas, Acre, parte do Pará e em Tocantins. No Amapá, chove pouco na maior parte do estado, mas em áreas mais ao Norte e junto à costa pode chover muito pela influência da Zona de Convergência Intertropical. 

Na Região Nordeste, ao contrário, a tendência é de uma semana de chuva escassa em grande parte dos estados. De acordo com os dados, em muitas áreas sequer deverá chover nos próximos dias. A instabilidade ocorre mais no Sul do Maranhão e no extremo Oeste da Bahia. 

No Centro-Oeste, a semana terá mais chuva no Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal com acumulados localmente elevados. Já no Mato Grosso do Sul, a chuva será mais irregular, embora forte e volumosa em alguns pontos. No geral, os volumes vão variar muito pela instabilidade convectiva (formada por calor e umidade) com acumulados altos isolados. 

Na Região Sudeste, a semana que começa deve ter mais chuva no Nordeste de São Paulo, em parte do estado do Rio de Janeiro e principalmente em Minas Gerais, onde as precipitações aumentam mais. Em áreas do território mineiro, especialmente mais a Leste, os acumulados de precipitação podem ser significativos.

Destacamos que a chuva nesta época do ano se dá com a atmosfera aquecida sob ar tropical, assim que é provável que a chuva localmente possa ser forte e com temporais de raios, granizo e vento, em especial da tarde para a noite, tal como ocorre nos meses de verão. 

No Sul do Brasil, a semana se inicia com chuva em parte do Rio Grande do Sul, mas os volumes na região devem ser menores que nas duas últimas semanas. Os mais altos volumes na semana que se inicia devem ocorrer em áreas do Norte gaúcho. No geral, a chuva será irregular no Sul nesta semana e com volumes baixos na maioria das cidades dos três estados.

 
Fonte: Metsul
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas