União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Semana terá mais chuvas de verão e calor intenso; conheça o responsável
Publicado em 06/01/2025 às 08h33
Foto Notícia
As chuvas de verão não irão parar. O motivo é que, neste domingo, uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está se formando e atuará em várias regiões do Brasil, onde a previsão é de grandes volumes de chuvas.

"O sistema, caracterizado por uma extensa faixa de nuvens que se estende do sul da Amazônia até o Sudeste, será o terceiro a ocorrer neste verão", explica o boletim da Climatempo. O ZCAS é o primeiro de 2025 e deve permanecer até o dia 9 de janeiro, com possibilidade de prolongamento dependendo das condições atmosféricas.

A Zona de Convergência é caracterizada por uma larga e prolongada área de umidade sobre o Brasil, causando muita precipitação por vários dias consecutivos. Porém, o sistema age sobre algumas regiões. São elas: parte das Regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e até em parte do Nordeste.

Em algumas dessas localidades, o volume de chuva pode ser tão alto que passa a representar o trimestre mais chuvoso do ano. Para lavouras de grãos em desenvolvimento ou prestes a ser plantadas, recomenda-se cuidado, em especial, na aplicação de produtos. As chuvas podem atrapalhar as colheitas de alguns cultivos, porém é momento de o produtor se preparar para garantir reserva de água.

Os acumulados de chuva previstos para os próximos dias são expressivos, especialmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil. Com isso, a primeira quinzena de janeiro ainda será marcada de chuvas de verão, mas temperaturas altas, acima dos 28ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o órgão, o mês de janeiro deve ser marcado por chuvas entre a média climatológica (tom cinza) e acima da média (tom azul) em grande parte das Regiões Norte, Sul e do leste e norte do Nordeste. Entretanto, há regiões, como Rondônia, oeste da Bahia e Sul do Rio Grande do Sul onde os acumulados de água poderão "variar entre próximo e abaixo da média histórica".

Em grande parte do país, os termômetros também irão superar as médias com dias de calor intenso, ultrapassando os 28ºC, em especial na região Norte, segundo o Inmet.
Isadora Camargo
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas