União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Safras de grãos na UE apresentam boas condições e previsão de recuperação para 2025
Levantamento mensal da Strategie Grains mostra que final de outono seco ajudou os agricultores da Europa Ocidental a finalizar o plantio das culturas de inverno
Publicado em 16/01/2025 às 14h47
Foto Notícia
As safras de grãos na União Europeia (UE) estão, em sua maioria, em boas condições neste inverno, beneficiadas pelo clima moderado, destaca o escritório agrícola francês, Strategie Grains, em relatório mensal divulgado nesta quinta-feira (16).

A recuperação da colheita do ano passado, afetada pelas chuvas, segue no horizonte, embora o encharcamento dos campos na França ainda preocupe analistas e produtores.

O final de outono seco ajudou os agricultores da Europa Ocidental a finalizar o plantio das culturas de inverno, evitando os problemas enfrentados na campanha anterior, quando chuvas interromperam o processo, resultando na menor colheita de trigo da França desde os anos 1980.

O documento destaca que as condições para o trigo de inverno e a cevada no bloco europeu são satisfatórias. A expectativa é de uma forte recuperação da produção de trigo em 2025, com áreas semeadas voltando a níveis normais e bom potencial de rendimento até o momento.

Na França, maior produtora de grãos da UE, o clima ensolarado e frio ajudou a reduzir os impactos das inundações no início de janeiro. Segundo o Ministério da Fazenda do país, a área de trigo mole para 2025 está estimada em 4,51 milhões de hectares, um aumento de quase 9% em relação ao ano passado.

Na Alemanha, outro grande produtor europeu, as condições das safras também são consideradas favoráveis. A área de trigo de inverno para 2025 foi ampliada em 12%, chegando a cerca de 2,8 milhões de hectares, segundo estimativas da agência nacional de estatísticas.
Fonte: DATAGRO
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas