União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Absolar: energia solar atinge 53 GW de potência instalada, em meio a desafios
Publicado em 29/01/2025 às 10h23
Foto Notícia
O Brasil atingiu neste mês a marca de 53 gigawatts (GW) de potência instalada operacional de geração solar, segundo balanço da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) divulgado nesta terça-feira. A entidade destacou, no entanto, que o setor tem enfrentado grandes desafios, que prejudicam a aceleração da transição energética sustentável no País.

"Entre os principais gargalos identificados pela Absolar estão o aumento do imposto de importação sobre módulos fotovoltaicos, os cortes de geração renovável sem o devido ressarcimento aos empreendedores prejudicados e os obstáculos de conexão de pequenos sistemas de geração própria solar", informou.

Do total da potência instalada, a geração própria solar via pequenos e médios sistemas contribuiu com a maior parte, 35,5 GW, e as grandes usinas solares somam 17,5 GW espalhadas pelo País. Desde 2012, o setor fotovoltaico trouxe ao Brasil mais de R$ 241 bilhões em novos investimentos, gerou mais de 1,5 milhão de novos empregos verdes e contribuiu com mais de R$ 74,7 bilhões em arrecadação aos cofres públicos.

Para o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia, muitos dos obstáculos enfrentados em 2024 permanecem presentes no horizonte de curto e médio prazos dos empreendedores do setor.

“Por isso, a Absolar manterá atuação intensa para equacionar os principais desafios e construir soluções efetivas ao setor fotovoltaico, com ações de articulação junto às distribuidoras de energia elétrica, à agência reguladora, aos órgãos do setor elétrico, ao Congresso Nacional e ao Governo Federal”, disse em nota.

Ele afirmou que o Brasil precisa avançar em políticas públicas, incorporando boas práticas legais e regulatórias, para aproveitar melhor o potencial da energia solar no desenvolvimento social, econômico e ambiental, bem como na transição energética e no combate ao aquecimento global.

"Adicionalmente, há imensas oportunidades em novas tecnologias, como armazenamento de energia elétrica e hidrogênio verde, nas quais o Brasil pode ser grande protagonista, se construir um bom ambiente de negócios para a atração de investimentos, empresas e empregos verdes”, concluiu o executivo.
Denise Luna
Fonte: Broadcast
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas