União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Argentina utilizou 3,9 milhões de toneladas de fertilizantes para cultivo das principais safras no ciclo 2023/24
Volume representa uma queda de 5% em relação à safra anterior, mostra a Bolsa de Cereais de Buenos Aires
Publicado em 04/02/2025 às 11h24
Foto Notícia
O consumo total de fertilizantes na safra 2023/24 para os principais cultivos de grãos na Argentina – trigo, cevada, girassol, sorgo, milho e soja – totalizou 3,9 milhões de toneladas, representando uma redução de 5% em relação à safra anterior, segundo dados da Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA).

A queda foi impulsionada pela menor aplicação de fertilizantes fosfatados em cultivos de larga escala, como trigo, milho e soja. Por outro lado, o uso de fertilizantes nitrogenados permaneceu estável, aumentando sua participação no mercado para 63%, contra 37% dos fosfatados.

Os cultivos de milho, trigo e soja continuaram dominando o mercado de fertilizantes, respondendo por 86% da demanda total – o mesmo percentual da safra 2022/23. No entanto, houve mudanças na distribuição interna das aplicações, com destaque para as principais regiões produtoras: Núcleo Norte, Núcleo Sul, Norte de La Pampa, Oeste de Buenos Aires e Sudeste de Buenos Aires, que juntas concentraram 50% do total aplicado.

As doses utilizadas também apresentaram variações significativas. A fertilização nitrogenada teve queda no cultivo de girassol, aumento em sorgo e trigo e estabilidade em milho e cevada. Já as doses de fertilizantes fosfatados recuaram em trigo, milho e soja, mas aumentaram em sorgo, cevada e girassol. Essas mudanças refletem ajustes estratégicos no manejo nutricional, possivelmente influenciados por fatores econômicos e climáticos.

Outro dado relevante é a redução na análise de solo antes da fertilização, prática adotada por apenas 26% dos produtores nesta safra, contra 27% na anterior. A queda foi generalizada entre os cultivos, com exceção do girassol.
Fonte: DATAGRO
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas