União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro cresceram 5,5% em novembro
No acumulado de 11 meses de 2024, o total entregue teve uma leve queda de 0,5%
Publicado em 05/02/2025 às 15h05
Foto Notícia
O porto de Paranaguá recebeu 9,35 milhões de toneladas de fertilizantes entre janeiro e novembro de 2024
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro registraram um crescimento de 5,5% em novembro de 2024, totalizando 4,21 milhões de toneladas, frente às 3,99 milhões de toneladas no mesmo mês de 2023, segundo dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda).

Em contrapartida, no acumulado de janeiro a novembro de 2024, o total entregue foi de 42 milhões de toneladas, apresentando uma leve queda de 0,5% comparado com o mesmo período do ano anterior, quando o volume alcançou 42,21 milhões de toneladas.

Mato Grosso segue como o Estado líder em entregas, com 8,74 milhões de toneladas, representando 20,8% do total entregue no período. Em seguida estão Rio Grande do Sul. Paraná e São Paulo, com 4,88 milhões, 4,64 milhões e 4,5 milhões de toneladas, respectivamente.

Em relação à produção nacional, o Brasil produziu 621 mil toneladas de fertilizantes intermediários em novembro de 2024, um aumento de 1% em comparação a novembro de 2023. No acumulado de janeiro a novembro, a produção foi de 6,61 milhões de toneladas, com crescimento de 3,5% sobre as 6,39 milhões de toneladas produzidas no mesmo período de 2023.

No setor de importações, os fertilizantes intermediários chegaram ao Brasil em um volume de 4,41 milhões de toneladas em novembro de 2024, representando um aumento de 10,3% sobre o mesmo mês de 2023. O total importado de janeiro a novembro foi de 37,90 milhões de toneladas, crescendo 6,5% em relação aos 35,58 milhões de toneladas importados no ano anterior.

O porto de Paranaguá, principal ponto de entrada para os fertilizantes no Brasil, recebeu 9,35 milhões de toneladas no acumulado de 2024, um aumento de 10,6% em relação ao ano passado. Este terminal corresponde a 24,7% do total de fertilizantes importados por todos os portos do país.
Gabriella Weiss
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas