União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Lula diz que transição energetica depende do dinheiro do petróleo
Presidente faz defesa do combustível fóssil durante evento da Petrobras, enquanto governo pressiona por exploração na Margem Equatorial
Publicado em 25/02/2025 às 10h19
Foto Notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta 2ª feira (24.fev.2025) que, apesar de ser contra o uso de combustíveis fósseis, o Brasil ainda precisa do petróleo para financiar a transição energética. A declaração foi feita durante o evento de ampliação da frota naval da Petrobras, em Rio Grande (RS).

“Eu sou contra o combustível fóssil. Quando a gente puder, precise dele. Enquanto a gente não puder, a gente tem que ter, porque é o dinheiro da Petrobras, que vai ajudar a gente a fazer revolução na transição energética. É com o dinheiro do petróleo que a gente vai conseguir fazer o biocombustível, o etanol, e que a gente vai poder fazer o hidrogênio verde e outras coisas mais”, disse.

A declaração ocorre em meio às pressões do governo sobre o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para liberar estudos de exploração na Margem Equatorial.

Em 12 de fevereiro o presidente Lula disse que era necessário autorizar a pesquisa da Petrobras por petróleo na Foz do Amazonas, bacia localizada na chamada Margem Equatorial. Segundo ele, há o desejo de explorar a commodity, e o Ibama não pode ser um órgão contra o governo.

“Precisamos autorizar que a Petrobras faça pesquisa, é isso que nós queremos. Se depois a gente vai explorar, é outra discussão. O que não dá é para ficar nesse lenga-lenga, o Ibama é um órgão do governo parecendo ser um órgão contra o governo”, afirmou, em entrevista à Rádio Diário FM, do Amapá.

Lula não foi o único a criticar publicamente o órgão ambiental. Na 3ª feira (18.fev), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), declarou que a posição do Ibama a respeito dos pedidos da petroleira estatal para estudar a região é “absurda”.

“É um absurdo sentar na mesa com o Ibama e ele não apontar o que falta, porque a Petrobras entregou tudo o que foi pedido. Se há uma decisão de não fazer, é eles que têm que se explicar […] se forma uma negativa, que aponte o motivo da decisão”, declarou Silveira, em conversa com jornalistas.
Caio Barcellos
Fonte: Poder 360
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas