União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Quinta-feira vai ser de chuvas fortes em quase todo o país
Publicado em 10/04/2025 às 09h06
Foto Notícia
A combinação de calor e umidade favorece chuvas intensas nesta quinta-feira (10/4) em áreas do Brasil Central, Sudeste e Sul do país. No litoral gaúcho e catarinense, oeste do Centro-Oeste e em vários locais da região Norte, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de volumes que podem chegar a 100 mm, com rajadas de vento de até 100 km/h entre a tarde e a noite.

O litoral norte do país também está em atenção para chuvas fortes, devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). As áreas mais afetadas estarão entre o Amapá e o oeste do Ceará, podendo registrar volumes de até 100 mm nas próximas 24 horas.

O sul de Santa Catarina, a região serrana e a região metropolitana do Rio Grande do Sul têm previsão de acumulados de chuva com volumes entre 50 mm e 100 mm nesta quinta-feira, conforme o aviso laranja emitido pelo Inmet.

Ainda no Centro-Sul, pancadas de chuva isoladas estão previstas para outras partes do país, como em áreas do Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, devido à alta umidade.

Motivadas por uma área de baixa pressão, essas chuvas em parte das regiões Sudeste e Sul do país podem evoluir para tempestades, com possibilidade até de queda de granizo, conforme o Inmet. Por isso, as regiões também vão temperaturas mais amenas. Em São Paulo e no Sul, as máximas não devem passar de 23°C.

O aviso de tempestades abrange a faixa leste de São Paulo, incluindo todo o litoral, a Região Metropolitana, o Vale do Paraíba, a Serra da Mantiqueira, a Zona da Mata e o sul de Minas Gerais, além do Rio de Janeiro e da faixa sul do Espírito Santo. Nessas áreas, a previsão indica temporais com volumes que podem variar entre 30 mm e 50 mm, acompanhados por rajadas de vento de até 60 km/h.
Luiz Eduardo Minervino
Sob orientação de Marcelo Beledeli
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas