União Nacional da Bioenergia

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Teste comprova que caminhão movido 100% a biodiesel polui menos e economiza mais
Laudo homologado pela montadora Scania destaca que o B100 emite até 95% menos gases poluentes com torque, desempenho e funcionamento iguais ao caminhão movido a diesel fóssil
Publicado em 10/06/2024 às 09h01
Foto Notícia
Na hora de puxar uma carreta carregada com mais de 47 toneladas de carga o caminhão B100 (movido 100% a biodiesel do Grupo Potencial) não perdeu em nada para os caminhões da frota movidos a combustível fóssil (diesel B13). Pelo contrário. A diferença foi que após um semestre rodando pelas estradas do Brasil, o veículo 100% biodiesel economizou 2,23% mais de combustível que a frota ciclo diesel, e emitiu 95% menos gases poluentes na atmosfera.

Além disso, o custo de manutenção foi menor. “Tecnicamente, a manutenção programada manteve-se para cada 30.000 km com maiores intervenções para troca de filtro de combustível a cada 15.000 km, porém com o custo menor”, diz Carlos Eduardo Hammerschmidt, vice-presidente do Grupo Potencial.

Em resumo, depois de 50 mil quilômetros rodados o laudo produzido pela Cotrasa, revenda Scania, em Curitiba, Paraná, mostrou que o B100 polui menos, economiza mais e tem um rendimento exatamente igual aos caminhões convencionais. O parecer técnico é endossado pela própria montadora Scania. “O biodiesel não só é um combustível seguro, como proporciona maior economia no consumo de combustível e manutenção, como também garante uma redução de quase 100% na emissão de gases poluentes. O processo é homologado pela engenharia da Scania e ficou provado que não altera o funcionamento, torque e desempenho do veículo”, ressalta Hammerschmidt.

Primeiro caminhão convertido para 100% biodiesel

O B100 do Grupo Potencial é o primeiro caminhão do Brasil convertido de ciclo diesel B-13 para B-100. O caminhão, de fabricação de 2019, passou por uma conversão, realizada pela própria concessionária em conjunto da fabricante Scania, que é a marca pioneira nesse processo, em um investimento de pouco mais de R$20 mil, para a transformação foram necessários: copo (carcaça) dos filtros de combustível, SOPS de conversão de software FAME, única diferença entre os veículos abastecidos com B13 e com B100.

“O projeto todo representa um investimento superior a R$ 26,4 milhões e contempla a aquisição de 24 novos modelos que também poderão ser convertidos para a utilização do biocombustível”, conclui o  vice-presidente do Grupo Potencial.

 
Fonte: Uagro
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