União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Atvos forma segunda turma exclusiva de jovens aprendizes PcDs em Mato Grosso do Sul
Publicado em 28/08/2024 às 16h26
Foto Notícia
Cerimônia celebrou a capacitação profissional gratuita de pessoas com deficiência no curso de assistente administrativo, realizado em parceria com o SENAI/MS
Com a presença de alunos, familiares, amigos e autoridades, a Atvos, uma das protagonistas da transição da matriz energética no Brasil e no mundo, realizou a formatura da sua segunda turma do curso de assistente administrativo para jovens aprendizes, exclusivo para Pessoas com Deficiência (PcDs). A iniciativa foi realizada pela Unidade Eldorado (UEL), localizada no município de Rio Brilhante, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado (SENAI/MS) e a Prefeitura Municipal de Glória de Dourados (MS), onde reside a maior parte dos formandos.

Para Vanilda Alves da Silva, uma das alunas, o evento foi emocionante e abre portas para sua carreira profissional. “É gratificante finalizar essa etapa que já transformou profundamente a minha vida. A inclusão de PcDs no mercado de trabalho é um enorme desafio, mas, com certeza, após receber o meu diploma, me sinto mais confiante e preparada para aproveitar as oportunidades profissionais que surgirão”, comemora.

A jornada dela e dos outros 15 recém-formados pela Atvos começou em março de 2023, com aulas práticas e teóricas que somaram mais de 800 horas de ensino profissionalizante. Com o certificado em mãos, estes jovens aprendizes estão aptos para atuar na Atvos, mediante disponibilidade de vagas, em outras empresas do setor sucroenergético, ou em qualquer outro segmento do agronegócio ou do mercado em geral.

“Iniciativas como essa são fundamentais para acelerar a inclusão e a pluralidade no mercado de trabalho. Acreditamos que somente assim, ao democratizar o acesso à educação gratuita de qualidade aos moradores das comunidades no entorno das nossas operações, conseguiremos transformar vidas e cumprir um dos nossos propósitos. Não poderia estar mais contente com essa grande conquista que proporcionamos a esses 16 jovens”, garante Cristiana Gomes, diretora-executiva de Gente & Gestão e Sustentabilidade da Atvos.

A cerimônia de formatura contou ainda com as presenças do prefeito de Glória de Dourados, Aristeu Pereira Nantes; e da representante da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEASC), Ana Paula de Andrade Marques; do diretor de Relações do Trabalho da Funtrab (Fundação do Trabalho), Luiz Eduardo F. Rocha; e do secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, Esaú Aguiar, ambos do governo do Estado de Mato Grosso do Sul; além da coordenadora Estadual do Emprego Apoiado da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Nilse Passarine; e de integrantes da própria Atvos.

O MOVA

A qualificação profissional de PcDs faz parte do Movimento Comunidade, programa que integra o MOVA – Modelo Vivo de Aprendizagem da Atvos, que tem como propósito incentivar novos caminhos em direção ao desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, moradores das comunidades localizadas no entorno das operações e demais públicos de interesse da empresa.

Desde 2022, a companhia abriu três turmas exclusivas de aprendizes PcDs, tendo realizado a formatura, no ano passado, de 11 jovens no curso de Almoxarifado em Mirante do Paranapanema (SP); e mais recentemente, em Rio Brilhante (MS), outros 10 alunos do curso de Assistente Administrativo também finalizaram a capacitação.

Sobre a Atvos

A Atvos é uma das principais produtoras de biocombustíveis do Brasil, além de produzir açúcar VHP e energia elétrica limpa e sustentável por meio da biomassa da cana-de-açúcar. A partir desta matéria-prima, a companhia tem capacidade para produzir cerca de 3,3 bilhões de litros de etanol, que podem movimentar mais de 58 milhões de carros compactos; 750 mil toneladas de açúcar VHP, volume capaz de adoçar as vidas de milhões de famílias após refinado; além de cogerar aproximadamente 4,2 mil GWh de energia elétrica, suficiente para abastecer uma população de mais de 18 milhões de pessoas. Possui cerca de 10 mil integrantes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde estão localizadas suas oito unidades agroindustriais.

Como um player relevante na geração de energia limpa e renovável, a empresa é uma das principais emissoras nacionais de créditos de descarbonização (CBIOs), tendo renovado a certificação do RenovaBio de todas as suas unidades agroindustriais até 2025. Ainda pela frente socioambiental, apoia projetos voltados para temas como educação, cultura, saúde, segurança, meio ambiente e atividades produtivas, com o objetivo fomentar o desenvolvimento socioeconômico e promover melhoria na qualidade de vida das comunidades onde atua.
Fonte: Atvos
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas