União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Índia se prepara para mais um mês de chuvas acima da média em setembro
Publicado em 05/09/2024 às 08h59
Foto Notícia
A Índia deve receber chuvas acima da média em setembro, após chuvas excedentes em agosto, informou o departamento meteorológico no sábado.

A precipitação em setembro deve ser superior a 109% da média de 50 anos, disse Mrutyunjay Mohapatra, diretor-geral do Departamento Meteorológico da Índia, em uma entrevista coletiva virtual.

Chuvas acima do normal podem danificar as culturas semeadas no verão, como arroz, algodão, soja, milho e leguminosas, que normalmente são colhidas em meados de setembro.

Danos às colheitas podem levar à inflação dos alimentos, mas as chuvas também podem resultar em maior umidade do solo, beneficiando o plantio de culturas de inverno, como trigo, colza e grão-de-bico.

A Índia, o segundo maior produtor mundial de trigo, açúcar e arroz, impôs várias restrições à exportação dessas commodities agrícolas, e quaisquer perdas devido ao excesso de chuvas podem levar Nova Déli a estender essas restrições.

Depois de receber 9% a mais de chuva em julho, a Índia teve 15,3% a mais de chuva que a média em agosto, já que a região noroeste e central do país recebeu fortes chuvas, o que causou inundações em alguns estados.

O país registrou 6,9% mais chuvas que a média desde o início da estação das monções em 1º de junho.

A força vital de uma economia de quase US$ 3,5 trilhões, a monção anual traz quase 70% da chuva que a Índia precisa para regar fazendas e reabastecer reservatórios e aquíferos. Sem irrigação, quase metade das terras agrícolas do país depende das chuvas que geralmente ocorrem de junho a setembro.

As monções geralmente começam a recuar em meados de setembro no estado do Rajastão, no noroeste do país, terminando em meados de outubro.

No entanto, a previsão para setembro indica que a retirada deste ano pode ser adiada.

"A previsão para setembro sugere que uma boa atividade de chuvas em Rajasthan e Gujarat começa por volta de 15 de setembro. Hoje em dia, se você olhar, a retirada está sendo adiada", disse Mohapatra.

Em meados de setembro, as safras semeadas no verão ficam prontas para a colheita, e as chuvas durante esse período podem danificar as plantações maduras, disse um revendedor de uma casa de comércio global em Mumbai.
Rajendra Jadhav
Edição de Gareth Jones
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.